O resgate das famílias ainda ilhadas em Santa Cruz do Sul é a prioridade máxima da Prefeitura. É o que garantiu a prefeita Helena Hermany em entrevista à Rádio Gazeta na noite desta terça-feira, 30. Ela estava acompanhando a situação dos moradores na Rua Irmão Emílio, no Bairro Várzea.
As consequências da enchente, que deixa um rastro de destruição no Vale do Rio Pardo, ainda são avaliadas. A maior preocupação, no entanto, é com as pessoas – tanto as já resgatadas quanto as ainda aguardando socorro. “A nossa grande preocupação é resgatar os que ainda estão ilhados. Eu fico imaginando que ainda tem gente nessa escuridão rodeado de água. Me dá um aperto no coração”, disse.
LEIA MAIS: Helicóptero vai sobrevoar Santa Cruz, Sinimbu e Candelária em busca de pessoas em risco
Publicidade
Ela afirmou que foi negociada a vinda de dois helicópteros para a região, para auxiliar nos resgates onde os barcos não chegam. “A maior preocupação é cuidar das pessoas, resgatar, dar a elas um conforto. A situação é muito difícil. Bens materiais a gente recupera depois, dá um jeito, mas a vida a gente não recupera.”
Helena ainda ressaltou o serviço que está sendo prestado aos moradores levados para o Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest: “Estamos muito preocupados, principalmente com as pessoas que nós estamos levando lá para os abrigos. Porque as pessoas chegam desesperadas, chorando, uma chegou com hipotermia. Aí nós temos uma equipe médica lá para acolher. Nós temos psicólogos, alimentação, assistente social. Nós estamos fazendo de tudo para que as pessoas sejam acolhidas, se sintam menos solitárias, se sintam menos desamparadas em um momento tão triste quanto este”, disse.
A prefeita de Santa Cruz do Sul fez um apelo aos moradores para auxiliarem com doações. O principal ponto de coleta é o Pavilhão Central, no Parque da Oktoberfest, que deve voltar a receber os itens às 8 horas desta quarta-feira, 1º. “Além de ajudar os nossos munícipes aqui, nós também vamos ter que ajudar a região, porque Santa Cruz é um município polo e nós temos que nos comportar como tal”, ressaltou a prefeita, em entrevista à Rádio Gazeta.
Publicidade
Esta é, segundo Helena, uma situação nunca antes vista na cidade. “Eu tenho certeza que desde o tempo em que estou envolvida na área social, envolvida na política, eu nunca vi uma intempérie desse jeito, eu nunca vi um acontecimento climático dessa magnitude como estamos vendo agora”, destacou. “Estamos unindo as nossas forças para darmos o melhor suporte possível para a nossa comunidade.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.