ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Médicos alertam para necessidade de consumir mais líquidos durante o verão

ads3

Especialistas alertam para o perigo de beber água e outros líquidos só quando há sede; nesse estágio, a pessoa já está desidratada | Foto: Fernando Frazão/ABr

ads4

O verão pode trazer impactos negativos para o funcionamento dos rins. O alerta é da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em campanha nas redes sociais, que se estenderá por todo o ano de 2022, destacando o dia 10 de março, quando se comemora o Dia Mundial do Rim. O Brasil é líder global da campanha de prevenção primária à doença renal.

A médica Andrea Pio de Abreu, secretária-geral da SBN, explica que, no verão há maior necessidade de ingerir líquidos. “Com o calor, a gente sua mais. E é muito perigoso que as pessoas acabem não aumentando a quantidade da ingestão líquida, de preferência água e bebidas naturais, apesar de estarem suando muito”, afirma.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha da Emater alerta para a importância da alimentação saudável

Como os brasileiros moram em regiões distintas, desenvolvem atividades físicas diferentes e têm pesos variados, a dica da nefrologista é observar a coloração da urina. O ideal é que ela esteja amarelo clara. “Se tiver amarelo escuro, é sinal de que a pessoa está bebendo pouco líquido. Os rins sofrem com a desidratação. Esse é o primeiro ponto com o qual a gente deve ter cuidado”, alertou.

Cuidado com o sal

ads7 Advertising

Publicidade

Em grupos de pacientes que necessitam ter quantidade de líquido ingerido individualizada, como pessoas com insuficiência cardíaca ou doença renal avançada, é frequente que sigam a orientação do volume de líquido, mas consumam comida industrializada, cheia de sal. Como a sede aumenta, qualquer líquido que ingerirem ficará retido no organismo. Andrea alerta que esse quadro amplia a chance de edema. Ela diz que 70% do sal que as pessoas comem está escondido nos produtos industrializados. “Está presente, inclusive, em alimentos doces da indústria, como conservantes”.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista dá dicas para fortalecer a imunidade: ‘Quanto menos rótulos, melhor’

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta