José Augusto Borowsky

Memória: pavimentação do Aeroporto marcou aniversário de 106 anos de Santa Cruz

O Aeroporto Luiz Beck da Silva, o mais importante da região, vai lembrar, na próxima quinta-feira, das comemorações que marcaram a inauguração do asfaltamento da sua pista. O evento ocorreu no dia 28 de setembro de 1984, quando Santa Cruz do Sul comemorou 106 anos de emancipação. A data também marcou a abertura da 1ª Oktoberfest. 

A pavimentação foi executada pela Construtora Ivaí e garantiu ao aeroporto uma pista de 1.280 metros de extensão por 18 metros de largura. Junto, foram asfaltadas as suas laterais, para pousos e decolagens de planadores, o que elevou a largura total para 32 metros. Ainda foi pavimentado o pátio de estacionamento das aeronaves.

LEIA TAMBÉM: Confira os anúncios mais curiosos já veiculados na Gazeta do Sul

Publicidade

Naquele mesmo dia, foi entregue, de forma solene, a pavimentação do acesso desde a então RS-240 até o terminal, com extensão de um quilômetro. Trazendo para os dias atuais, é o trecho da Avenida Orlando Oscar Baumhardt que vai do trevo Fritz e Frida (na RSC-287) até o aeroporto. O asfaltamento desse trecho era uma antiga reivindicação da comunidade de Linha Santa Cruz. Hoje, a avenida está totalmente pavimentada.

Os investimentos totalizaram 1 bilhão e 200 milhões de cruzeiros (moeda da época) e foram viabilizados a partir de uma parceria da Prefeitura com o governo estadual. O Município realizou a terraplenagem e a base das pistas, e o Estado pagou a empreiteira. O ex-deputado e ex-prefeito Telmo Kirst (já falecido) era o secretário estadual de Obras e agilizou a tramitação do projeto.

LEIA TAMBÉM: Parteiras não negavam ajuda; relembre como era a profissão em Santa Cruz

Publicidade

A inauguração teve a presença do governador Jair Soares, prefeito Armando Wink e outras autoridades. Durante o ato, foi apresentado o pré-projeto do futuro terminal de passageiros, que seria construído com participação da iniciativa privada. Mas a ideia não saiu do papel. Hoje, em virtude dos voos intermunicipais que chegam e partem do local, o município implantou o prédio. O aeroporto foi instalado em Linha Santa Cruz em 1960.

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.