Regional

Ministério Público abre investigação sobre doação de ginásio em Passo do Sobrado

A Promotoria de Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul instaurou inquérito civil, a partir de notícia de fato, para apurar e prevenir eventual prejuízo ao erário de Passo do Sobrado. O documento refere-se ao projeto para a doação da estrutura do Ginásio Ernani Weber à empresa RS Atelier de Calçados Ltda.

O promotor Érico Barin aponta que o prefeito Edgar Thiesen (PP) seja informado sobre o possível enquadramento na lei de improbidade administrativa e acrescenta sugestões que podem ser inseridas no projeto, caso seja interesse do Município dar continuidade à tramitação. Ele cita a necessidade de que existam cláusulas contra a alienação ou penhora do bem, impedindo que seja utilizado com garantia, mesmo depois do período de sete anos determinado na legislação apresentada pela administração.

LEIA TAMBÉM: Passo do Sobrado vai adquirir área para construção de parque de eventos

Publicidade

Barin também coloca como fundamental a exigência da manutenção de pelo menos cem empregos, como contrapartida da empresa. O texto inicial fala em 60 vagas, o que não é considerado uma possibilidade de prejuízo ao Município pelo promotor, pois a indústria mantém hoje cerca de cem contratados.

“Não se está questionando o possível impacto positivo da permanência da empresa no Município. O que não estão claras são as razões pelas quais o ente municipal concluiu ser mais vantajosa a doação do imóvel, quando vigente contrato de cessão”, destaca no documento.

LEIA TAMBÉM: Passo do Sobrado aprova 700% de aumento na tabela do ITBI

Publicidade

A empresa, conforme manifestação do vereador Elísio Machado (PDT), teve autorização para uso do espaço em 2022, com o comprometimento de permanência no Município por oito anos e garantia de manutenção de 35 postos de trabalho ativos. Atualmente, segundo o documento do Ministério Público, são cerca de cem trabalhadores. Também levanta dúvida sobre o tempo que a indústria deve ter continuidade, conforme a nova legislação, passando para sete anos.

O que diz a Prefeitura

O prefeito Edgar Thiesen afirma que o Município mantém a postura de defesa da manutenção do emprego e da renda das famílias. “Nosso compromisso é ampliar e consolidar as oportunidades de trabalho dentro do município, pois entendemos que quando as pessoas estão empregadas aqui, têm acesso a creche e escola para seus filhos, permanecem próximas de casa e fazem o dinheiro circular na economia local”, reforça.

Em relação à empresa R.S. Calçados, Thiesen explica que sempre buscou-se o diálogo. “Conversamos com os proprietários, ouvimos suas demandas e levamos em consideração não apenas os pedidos da empresa, mas também as recomendações do Ministério Público, as manifestações da sociedade e as preocupações dos funcionários.” Diante da manifestação do MP, afirma ter sido elaborada mensagem retificativa fortalecendo as garantias de permanência da empresa em Passo do Sobrado.

Publicidade

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

“Entre os pontos, destaca-se a obrigatoriedade de permanência da empresa no prédio público por dez anos, sem possibilidade de venda, alienação ou utilização do espaço como garantia em operações bancárias. Nesse período, a empresa se obriga a manter no mínimo 80 funcionários ativos”, explica.
A indústria, acrescenta o chefe do Executivo, manifestou a intenção de manter mais de 80 funcionários. Porém, considerando a sazonalidade agrícola local, que resulta na saída temporária de alguns trabalhadores para atuar na safra do tabaco – retornando no pós-safra –, estabeleceu-se um número mínimo como cautela.

Como adicional, está previsto o desenvolvimento de um projeto de primeiro emprego, em parceria com as escolas do município, para beneficiar jovens a partir de 16 anos.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.