ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Moradores de Encruzilhada do Sul estão sem energia há quase uma semana

Residências foram bastante atingidas no temporal. Em muitas, danos são irreparáveis

Moradores de diversas partes do interior e da cidade de Encruzilhada do Sul seguem sem energia elétrica desde o temporal da madrugada do dia 21 de março. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores recebem pedidos de ajuda diários de famílias com estoque de alimentos no freezer se estragando e produtores sem conseguir irrigar as plantações de morango, hortigranjeiros e outras culturas por falta de energia para colocar em operação as bombas d’água. Não há dados sobre o número de consumidores ainda sem o fornecimento de energia, que é de responsabilidade da Cooperativa Sudeste de Eletrificação Rural Ltda. (Cosel) e da CEEE Equatorial.

Os maiores problemas se concentram entre usuários abastecidos pela CEEE Equatorial. Já na área da Cosel o serviço foi restabelecido na sexta-feira passada. O prefeito Benito Paschoal informou que o município acionou a empresa e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas sem retorno. Diante disso, o prefeito e o presidente da Câmara, Ramiro Hopp (MDB), solicitaram terça-feira a intervenção do promotor Tiago Abreu para assegurar a resolução do problema e proteger os direitos da comunidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: IFSul de Venâncio Aires oferta cursos do programa ‘Mulheres Mil’; veja como se inscrever

Publicidade

O presidente da Câmara classificou a situação como desesperadora diante dos apelos que a comunidade faz junto aos vereadores. Tanto ele como o prefeito consideram inaceitável que, desde a data do temporal, moradores ainda estejam privados desse serviço essencial. Conforme Hopp, o promotor informou que o Ministério Público irá instaurar uma ação civil pública e notificar a CEEE Equatorial para normalizar o abastecimento, sob risco de penalização com multa.

O temporal na semana passada causou uma situação de extrema gravidade no município, com residências no interior severamente atingidas, muitas delas tendo danos irreparáveis. A Gazeta do Sul fez contato com a CEEE Equatorial, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta