Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRANSTORNOS

Moradores de Encruzilhada do Sul estão sem energia há quase uma semana

Residências foram bastante atingidas no temporal. Em muitas, danos são irreparáveis

Moradores de diversas partes do interior e da cidade de Encruzilhada do Sul seguem sem energia elétrica desde o temporal da madrugada do dia 21 de março. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores recebem pedidos de ajuda diários de famílias com estoque de alimentos no freezer se estragando e produtores sem conseguir irrigar as plantações de morango, hortigranjeiros e outras culturas por falta de energia para colocar em operação as bombas d’água. Não há dados sobre o número de consumidores ainda sem o fornecimento de energia, que é de responsabilidade da Cooperativa Sudeste de Eletrificação Rural Ltda. (Cosel) e da CEEE Equatorial.

Os maiores problemas se concentram entre usuários abastecidos pela CEEE Equatorial. Já na área da Cosel o serviço foi restabelecido na sexta-feira passada. O prefeito Benito Paschoal informou que o município acionou a empresa e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas sem retorno. Diante disso, o prefeito e o presidente da Câmara, Ramiro Hopp (MDB), solicitaram terça-feira a intervenção do promotor Tiago Abreu para assegurar a resolução do problema e proteger os direitos da comunidade.

LEIA TAMBÉM: IFSul de Venâncio Aires oferta cursos do programa ‘Mulheres Mil’; veja como se inscrever

Publicidade

O presidente da Câmara classificou a situação como desesperadora diante dos apelos que a comunidade faz junto aos vereadores. Tanto ele como o prefeito consideram inaceitável que, desde a data do temporal, moradores ainda estejam privados desse serviço essencial. Conforme Hopp, o promotor informou que o Ministério Público irá instaurar uma ação civil pública e notificar a CEEE Equatorial para normalizar o abastecimento, sob risco de penalização com multa.

O temporal na semana passada causou uma situação de extrema gravidade no município, com residências no interior severamente atingidas, muitas delas tendo danos irreparáveis. A Gazeta do Sul fez contato com a CEEE Equatorial, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.