Santa Cruz do Sul

Moradores enfrentam problemas às margens do Arroio das Pedras

“Em dia de chuva, ninguém dorme aqui.” A frase da massoterapeuta Seluí Cristina Goldschmidt, de 50 anos, define o drama vivido por moradores da Rua Santa Cecília, no Bairro Arroio Grande, nas proximidades do Arroio das Pedras.

Em junho do ano passado, por exemplo, ela precisou lidar com os prejuízos de uma casa alagada por dias. O vizinho Osvaldo Ritzel, 71, também contabilizou estragos, após uma inundação que danificou móveis e testou a paciência do policial militar e bombeiro aposentado.

O problema, segundo os moradores, são a vegetação e o lixo que escorrem pelo arroio e acabam esbarrando no pilar de concreto da ponte. Com isso, a água sobe e toma conta dos lares, muitos deles inclusive à margem do curso d’água. O problema já é antigo e, apesar dos inúmeros pedidos dos moradores e do abaixo-assinado elaborado em 2024, com 500 assinaturas, a situação segue na mesma. “A gente já cansou de falar e de pedir por solução”, afirma Ritzel.

Publicidade

Seluí Cristina Goldschmidt exibe abaixo-assinado elaborado em 2024, pelo qual moradores requeriam solução para o caso

A dupla lembra que, há alguns anos, o poder público chegou a propor a retirada das famílias nas áreas ribeirinhas. “No meu ponto de vista, isso não resolve. É fácil tirar os moradores dali, que conquistaram seu terreno, construíram, criaram seus filhos e viveram toda uma vida ali. Me parece uma solução para não realizar o que realmente precisa ser feito”, comenta a moradora.

Na avaliação de Seluí, que mora na região há mais de 30 anos, o problema se estende por décadas. “A correnteza é muito forte. E o arroio vem descendo, fazendo curvas, tirando toda a terra das raízes das árvores. Com isso, elas acabam caindo, são arrastadas e depois trancam na ponte. E ninguém vem solucionar o problema”, frisa. Assim como ela, os demais moradores das proximidades reivindicam que uma canalização seja feita ao longo da extensão.

O que diz a Prefeitura

De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, foi realizada a limpeza do Arroio das Pedras. O curso d’água foi deobstruído com a retirada de entulhos, troncos e árvores. “Esse trabalho já trouxe como resultado uma fluidez melhor. Eventualmente, em função das chuvas, poderá ocorrer queda de árvore, algo dessa natureza”, salientou.

Publicidade

Sobre o bloco de concreto, Carlão afirmou que “o mesmo sustenta a ponte e não há como retirá-lo”. Ainda de acordo com o político, “na chuva torrencial e volumosa ocorrida há três semanas, estive no local e o nível das águas no arroio estava distante de sair do leito. Reiteramos a determinação de monitorar permanentemente o local, bem como outros”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.