Santa Cruz do Sul

Municípios atingidos pelas enchentes recebem doações da Receita Federal

A Receita Federal entregou nessa quinta-feira, 9, à tarde novos equipamentos para 16 municípios das regiões afetadas pela catástrofe climática de 2024. Ao todo, são R$ 4 milhões em mercadorias apreendidas – incluindo 15 camionetes 4×4 e 15 veículos SUVs; 15 barcos e motores; drones e antenas de comunicação para internet por satélite. Os itens são destinados às defesas civis, reforçando as ações de prevenção e redução de danos em desastres e enchentes.

O superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Altemir Linhares de Melo, destacou que a iniciativa integra o programa Receita Cidadã – Defesa Civil RS. O objetivo é destinar bens apreendidos para equipar os municípios e fortalecer suas estruturas, permitindo que estejam mais preparados para novos eventos similares ao do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Maioria dos trabalhadores de Santa Cruz do Sul leva até 30 minutos para chegar ao trabalho

Publicidade

“Toda a mercadoria apreendida pela Receita que possa ser utilizada é destinada para instituições, órgãos públicos ou administrações públicas. E vai economizar recursos do orçamento, de modo que ao invés de comprar um veículo, nós destinamos para o município e ele usa esse recurso em outra política pública”, enfatizou Melo.

Para receber o material, basta que os municípios formulem o pedido na página da Receita Federal, demonstrando a necessidade. No caso da Defesa Civil, a Receita Federal contata especialistas para verificar as mercadorias disponíveis no depósito e saber quais são úteis para o setor. Também conta com um levantamento da Defesa Civil, indicando quais estruturas careciam de apoio e possuíam mais incidências de eventos climáticos. 

LEIA TAMBÉM: Votação da Consulta Popular termina nesta sexta-feira

Publicidade

Conforme Melo, a Receita apreende um grande volume de materiais diariamente. A maioria por irregularidade tributária, de mercadorias que entram no País sem terem pago os impostos previstos na legislação.

Parte da apreensão – como cigarros e herbicidas, por exemplo – é destruída, enquanto outra é destinada para leilões, cujos recursos vão para a Previdência Social. E existe uma quantidade aproveitada por instituições públicas de municípios, estados e União. 

Melo afirmou ainda que há 16 depósitos da Receita Federal no Estado, incluindo um em Santa Cruz do Sul. Segundo ele, existem cerca de 400 veículos na estrutura local.

Publicidade

Melo é o superintendente da Receita | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Cisvale passa a contar com 25 municípios; veja quais são

Vera Cruz, Sinimbu e Santa Cruz do Sul

O ato de entrega ocorreu na agência da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, com a presença de prefeitos e representantes das Defesas Civis. Entre os municípios contemplados estão Vera Cruz, Sinimbu e Santa Cruz.

O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, afirmou que a Receita Federal atende a uma solicitação dos municípios e contribui com a estrutura de prevenção contra catástrofes. “Vamos estar mais preparados para enfrentar possíveis novos eventos adversos”, enfatizou.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.