ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Nasa quer comprar rochas e poeira da Lua extraídas por empresas privadas

ads3

Foto: NASA/GSFC/Arizona State University

ads4

A Nasa lançou nessa quinta-feira, 10, um programa em que pretende pagar empresas para minerar fragmentos da Lua. A agência aeroespacial dos Estados Unidos anunciou que compraria rochas, poeira e outros materiais lunares.

O administrador da Nasa, Jim Bridenstine, escreveu em rede social que os planos não violam um tratado de 1967, o qual afirma que os corpos celestes e o espaço estão isentos de reivindicações nacionais de propriedade.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Brasileiro descobre estrela que gira a 5 milhões de quilômetros por hora

A agência disse que os materiais se tornarão “propriedade exclusiva da Nasa” após a compra. Além disso, no programa Artemis, a administração do presidente Donald Trump prevê o retorno dos astronautas americanos à Lua em 2024.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nasa lança nova sonda para Marte em busca de vida passada no planeta

Em maio, a Nasa preparou o palco para um debate global sobre os princípios básicos que governam como as pessoas viverão e trabalharão na lua, divulgando as diretrizes do que a agência espera que se torne um pacto internacional para a exploração lunar.

ads8 Advertising

Publicidade

Com a iniciativa divulgada nessa quinta, a Nasa ofereceu a compra de quantidades limitadas de recursos lunares e pediu às empresas que apresentem propostas.

LEIA TAMBÉM: O que a Nasa fotografou no dia do seu aniversário?

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta