ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Nós vamos aprender. Espero!

É compreensível que os governantes que vão se sucedendo tenham diferentes visões de gestão e que, por óbvio, atribuam pesos diversos às prioridades que elegeram para execução ao longo do seu mandato.

Também há de se considerar que a vida de uma comunidade é dinâmica. Assim como oferece oportunidades – para atrair investimentos ou implementar projetos mais ousados –, por vezes impõe demandas que exigem providências e solução imediata.

ads6 Advertising

Publicidade

Com sua reconhecida vocação empreendedora, Santa Cruz do Sul é uma terra fértil para conceber projetos ousados e sonhar com sua execução. Em algum momento, houve quem não se contentasse, por exemplo, com um pulsante e invejável parque multiuso no coração da cidade. Criou-se um Parque de Eventos no lado Sul e, como atrativo maior – quem diria –, um Autódromo Internacional. Muito apreciado pelos amantes da velocidade e da adrenalina das pistas, inclusive movimentado nesse fim de semana, também é verdade que nunca foi frequentado por boa parcela da população.

Mais recentemente, como contrapartida da empresa que administra o fornecimento de água e o saneamento básico na cidade, passamos a sonhar com um complexo de lazer e turismo no entorno do Lago Dourado. Quadras esportivas para a prática de diversas modalidades, piscinas, quiosques, bares, restaurante, esportes náuticos, amplo espaço para estacionamento estavam entre as atrações anunciadas.

ads7 Advertising

Publicidade

Cheguei a imaginar caravanas vindas de todo o Estado para conhecer e curtir as emoções de um parque aquático em Santa Cruz, com direito a imagens cinematográficas de um pôr do sol sobre o Lago Dourado. Talvez algum dia aconteça.
Torço que sim. Assim como desejo, sinceramente, que o recém-anunciado parque temático da imigração germânica, projetado em área da Granja Municipal, em Linha Santa Cruz (pode ser que venha a ser conhecido como Volkspark – Parque do Povo) não fique só no imaginário. O resgate histórico e cultural que fundamenta a iniciativa e a aposta no potencial turístico mais do que se justificam. Assim como se sustentam argumentos em defesa de outros projetos.

Sugiro que, pelo menos daqui para frente, se coloque acima do encantamento um estudo de viabilidade financeira. Em outras palavras: como um projeto – esplendoroso, midiático, de grande apelo popular – vai se custear? Ou seja: quem vai pagar a conta?

ads8 Advertising

Publicidade

Todos bens públicos – seus, meus, de todos nós –, mas que, de alguma forma, estão em descompasso com as prioridades da comunidade. Aposto que vamos aprender as lições.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta