O Instituto Binemac instalou uma nova ecobarreira, desta vez no Arroio Preto, em Santa Cruz do Sul, na última sexta-feira, 23. Esta é a segunda estrutura do tipo implantada pela entidade na cidade – a primeira fica no Arroio Lajeadinho, próximo ao Bairro Várzea. O objetivo é conter resíduos sólidos e contribuir para a melhoria da qualidade da água.
Diferente do modelo anterior, a nova ecobarreira – localizada próxima ao Desco Ataco – possui uma estrutura inovadora: são duas barreiras flutuantes com uma tela central preenchida por plantas aquáticas filtrantes. “Ela ajuda na filtragem do esgoto, além de reter o lixo. Estimamos coletar entre 10 e 20 quilos de resíduos por semana com essa nova estrutura”, explica Vinícius Machado, do Instituto Binemac.
LEIA MAIS: Instituto instala ecobarreira para conter lixo flutuante em Santa Cruz
Publicidade
O projeto foi inspirado em uma tecnologia semelhante observada na cidade de São Paulo. “A gente viu um modelo parecido e adaptou à nossa realidade. Com essa ecobarreira filtrante, conseguimos atuar também na contenção de poluentes líquidos, especialmente esgoto doméstico que acaba chegando ao arroio”, acrescenta Machado.
Fundado em 2024, o Instituto Binemac é uma organização não governamental (ONG) de proteção ambiental em Santa Cruz do Sul. A ideia do projeto surgiu em 2018, quando Vinícius Machado teve a iniciativa de coletar materiais recicláveis. Desde então, o grupo ampliou sua atuação, promovendo projetos de conscientização ambiental, como o plantio de árvores e a criação das ecobarreiras.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
This website uses cookies.