Santa Cruz do Sul

Novo equipamento vai permitir a retomada dos exames de cateterismo no Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz (HSC) está prestes a reabrir o Centro de Terapia Endovascular – Hemodinâmica. Com a chegada do novo aparelho de angiografia digital, a casa de saúde pretende liberar as agendas eletivas para exames e procedimentos na próxima semana.

A expectativa é inaugurar a nova estrutura – que passou por reformas e adequações para receber o equipamento – em setembro, com a presença das autoridades envolvidas no projeto. Ao todo foram investidos R$ 3.972.489,67 por meio do Programa Avançar, do governo do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz, 117 anos de cuidado à vida

Publicidade

Desde maio, diante da inativação do aparelho antigo, os atendimentos de cateterismo de urgência passaram a ser feitos em Lajeado. A medida foi realizada em conjunto com o Estado e o Município para garantir o serviço aos pacientes.

Nessa segunda-feira, 25, a equipe de profissionais do HSC realizou operações assistidas com a equipe da Siemens, fabricante do equipamento, para prestar todo o suporte durante os procedimentos. Segundo o representante da Siemens, José Antônio Osório, trata-se de um equipamento de fácil manuseio e permitirá fazer procedimentos de cardio, neuro e vascular.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz se manifesta sobre caso de ameaça contra médica plantonista durante atendimento

Publicidade

“Há um canal para as angiografias e outra estação que faz a imagem tridimensional para ver as imagens com melhor definição. Isso facilita ao médico ter melhores posicionamentos da imagem sem precisar injetar tanto contraste dispara menos dose de raio X”, afirmou.

Conforme Osório, trata-se de um aparelho de última geração que irá melhorar o atendimento à população. “A cidade é uma das primeiras no Brasil a ter esse equipamento”, salientou o profissional, que permanecerá na casa de saúde até quinta-feira para dar suporte à equipe hospitalar.

O gerente administrativo do HSC, Felipe dos Santos, frisou que a aquisição é uma soma de esforços entre o hospital, Secretaria Municipal da Saúde, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), Conselho Municipal de Saúde e governo do Estado, proporcionando um salto tecnológico relevante para o atendimento dos usuários.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rotary Club Oeste doa cobertores ao Hospital Santa Cruz 

“Ter uma máquina operacional para uma cidade do tamanho de Santa Cruz e para todo o entorno é indispensável. Nosso compromisso é fazer com que o serviço funcione nas 24 horas para dar suporte a toda essa população que atendemos aqui”, disse.

A troca de aparelhos, segundo Santos, deu-se pelo fato de o equipamento antigo precisar de intervenções mais frequentes. No entanto, por se tratar de um dispositivo no fim da vida útil, não havia garantia de peças para a reposição.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz recebe novo aparelho para a área de cardiologia

“A manutenção estava ficando cada vez mais difícil. Olhando para o avanço tecnológico do hospital, nós montamos um projeto para substituição dessa máquina, vislumbrando uma tecnologia mais atualizada e com as novas ferramentas que a medicina hoje tem para fazer o tratamento multiespecialidade”, afirmou o gerente.

Santos ressaltou ainda que os profissionais do centro já estão familiarizados com a operação e interface do equipamento. Até metade da tarde de ontem, dois procedimentos haviam sido realizados em pacientes internados no HSC e que, segundo ele, aguardavam para fazê-los em Lajeado.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.