ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O aprendizado das urnas

Passado o pleito – são apenas cinco no Rio Grande do Sul com segundo turno –, resta o balanço dos resultados. Para os eleitos, a sensação é de euforia. Os que não lograram êxito experimentam um misto de revolta e decepção. “Política não é para fracos”, reza o velho ditado para mostrar que a lógica nem sempre explica os fenômenos eleitorais.

As eleições sofreram inúmeras mudanças nos últimos anos, fruto de várias “minirreformas”, mas que não alteram o principal. Neste ano, a pandemia agravou as dificuldades dos candidatos sem mandato, apesar dos generosos recursos do fundo partidário.

ads6 Advertising

Publicidade

Outro agravante foi o período reduzido da campanha – em torno de 45 dias –, muito diferente de outros anos. Na década de 1990 tínhamos quase dois meses de agitação, com milhares de pessoas ocupadas. Também aqui há prejuízos para os candidatos desconhecidos.

Já escrevi que tenho enorme admiração por aqueles que saíram da zona de conforto para concorrer. Deixaram horas de lazer, com familiares e amigos, e merecem reconhecimento. Com a demonização da política – a grande mídia não encontra bons exemplos na atividade –, não é fácil encontrar voluntários. Ninguém gosta de ser chamado de corrupto e ladrão numa generalização injusta.

ads7 Advertising

Publicidade

Também participei de pelo menos dois pleitos majoritários em que o êxito parecia uma miragem. A campanha, porém, mudou os desígnios da disputa, resultando na grande inesperada comemoração. O êxito inebria, o fracasso fortalece, ensina, previne a soberba, apesar do sofrimento.

Perder e ganhar faz parte do jogo eleitoral, nem sempre é coerente com a realidade ou com os nossos desejos. A vontade popular é um intrincado conjunto de sensações onde a experiência de vida e a sensibilidade variam entre os eleitores. Não existem fórmulas prontas. É preciso uma aguçada capacidade de observação para flagrar as mudanças até o dia da eleição para evitar surpresas, decepções.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE GILBERTO JASPER

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta