Santa Cruz do Sul

“O maior pilar que temos é a nossa gente”, afirma prefeita de Santa Cruz

Santa Cruz do Sul já comprovou sua importância econômica para o Rio Grande do Sul. Suas contribuições do ponto de vista da saúde, da educação, do turismo e da geração de emprego e renda são motivo de destaque e de orgulho. Acerca desses e outros aspectos, a prefeita Helena Hermany fez questão de compartilhar o seu olhar sobre o município que nesta quinta-feira, 28 de setembro, completa seus 145 anos de história.

Ela destaca, inicialmente, que graças ao aumento expressivo nas exportações da indústria do tabaco, e na retomada pós-pandemia nos setores do comércio e serviços, Santa Cruz desponta como a que mais avançou entre as maiores economias do Estado. No que se trata de renda per capita, inclusive, está entre as maiores economias, chegando a quase o dobro da média estadual. Quanto à geração de empregos, o município tem vários incentivos para atrair empresas, segundo ressalta, como a isenção de impostos em até 100%, além de subsidiar locações de espaço e infraestrutura.

Também são oferecidos de forma constante cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas, sempre atendendo às demandas do mercado, para promover a inclusão profissional de pessoas inscritas no CadÚnico. “Ficamos em segundo lugar entre os municípios que mais geraram empregos no Estado, no primeiro semestre de 2023”, comentou.

Publicidade

LEIA MAIS: Caderno especial celebra os 145 anos de Santa Cruz do Sul; confira na íntegra

Outro ponto mencionado pela prefeita é que Santa Cruz é uma das cidades mais arborizadas do Rio Grande do Sul. E essa característica, além de ser muito presente no meio urbano, torna a paisagem deslumbrante através do Túnel Verde, na principal via do Centro, e do próprio Cinturão Verde, que circunda parte da região norte da zona urbana. E ela vai além, ao citar a importância dos grandes eventos que incentivam o turismo, como a Oktoberfest, o Enart, a Procissão das Criaturas, o Festival Nacional de Cinema, bem como eventos esportivos, como o de automobilismo, no Autódromo Internacional, as Rústicas, a Festa das Cucas, a Feira das Orquídeas, o Carnaval e outros.

Excelência em saúde e educação

Saúde e educação são áreas especialmente destacadas pela prefeita. Os serviços de saúde, prestados nas 33 unidades, contemplam todas as regiões da cidade e interior. Além disso, o município dispõe de três hospitais de excelência e quatro plantões de pronto atendimento – a UPA do Esmeralda; o PA do Hospital Santa Cruz, o Hospitalzinho e o Cemai.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz 145 anos; relembre momentos do desenvolvimento do município

Na educação, a prefeita observa que Santa Cruz conta com 47 instituições de ensino, sendo 20 escolas de Educação Infantil e 26 de Ensino Fundamental, mais a escola de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), contemplando 11 mil alunos na rede municipal. “Nossa preocupação com a formação dos professores é constante, por isso oferecemos cursos de capacitação de forma permanente. Temos uma grande e importante universidade, além de uma faculdade de renome também, e outras instituições de Ensino Superior”, enalteceu.

Demonstrando preocupação com o futuro das crianças, tem investido em novas creches, ampliações de escolas, qualificação e promoção para atendentes e professores. Segundo ela, “o futuro é hoje e o amanhã pode ser tarde”. Somam-se a isso a compra de equipamentos de tecnologia, como computadores, telas interativas, robótica, entre outros.

Publicidade

População participativa

Sobre como é administrar Santa Cruz do Sul, a prefeita afirma que “tem uma população muito participativa, que se envolve em ações de solidariedade, de união pelos bons e grandes projetos estruturantes da cidade”. “São diversas entidades e clubes de serviço que, junto com a Prefeitura, fazem um excelente trabalho para garantir a melhor qualidade de vida a todos os cidadãos. Por isso, o maior pilar que temos é a nossa gente”, sublinhou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.