Casal Marcio e Cristiane Mikoski investe em melhorias para seguir na atividade | Foto: Alan Toigo
Iniciamos, de fato, a nossa expedição. A primeira visita foi nessa segunda-feira, 9, à propriedade de Marcio e Cristiane Mikoski, no município de Rio Azul. A estrutura é muito bem organizada; lá, Marcio, juntamente com o irmão e os pais, lida na fumicultura. São três famílias trabalhando juntas, mas cada uma com sua respectiva lavoura, em regime de auxílio mútuo. Chamou a atenção a casa, com mais de 300 metros quadrados, que o casal está concluindo safra após safra, investindo os recursos obtidos para finalizá-la. Isso mostra que, quando se realiza um trabalho correto, o clima colabora e há capricho, o retorno financeiro é positivo.
LEIA MAIS: Expedição Os Caminhos do Tabaco: a família que se dedica à produção há 56 anos
Ficamos admirados com o tamanho da plantação em uma área de declive, mas muito bem organizada. Para evitar a erosão, utilizam a palhada, necessária para proteger o solo. A colheita está em plena fase e deve seguir por todo o mês de fevereiro. Ao mesmo tempo, na parte já colhida foi semeada a crotalária, leguminosa para adubação verde que será incorporada nos próximos meses para fortalecer o solo.
Publicidade
Dentro da área de cultivo, que fica a cerca de três quilômetros da sede, existe uma velha construção onde os pais de Marcio, Mário e Maria, iniciaram as atividades nos anos 1990. Naquela época, trabalhavam sem energia elétrica. Depois mudaram-se para o lugar atual, onde usufruem de modernidades. Esta primeira visita resume bem a importância que o tabaco tem para esses jovens, que dão continuidade ao que aprenderam com os pais.
LEIA MAIS DA EXPEDIÇÃO OS CAMINHOS DO TABACO
Publicidade
This website uses cookies.