Agronegócio

O olhar do produtor: sucessão em outra propriedade

A Expedição Os Caminhos do Tabaco 2026 chegou em Santa Cruz do Sul, na propriedade de Danrlei e da Camila Frantz, moradores de Alto Boa Vista, que é diferente das outras propriedades. Eles não estão continuando a sucessão na propriedade dos pais, mas na da avó. Um detalhe a ser ressaltado é que estão comprando o local e começando sozinhos.

É uma propriedade antiga, tem ainda as estufas, um galpão antigo, que foi casa e tem mais de cem anos. Então, é o início da vida a dois nesse ambiente, e com planos, projetos e metas. Entre eles, a colocação da estufa de carga contínua na safra passada e a construção de um pavilhão 15 metros por 20, o que já auxiliou no trabalho. A gente pode ver o entusiasmo e a satisfação desse casal, que decidiu fixar a morada e continuar a lida na agricultura como seus pais e seus avós.

Danrlei e Camila, em Alto Boa Vista | Foto: Alan Toigo

LEIA MAIS: Expedição Os Caminhos do Tabaco: passado e inovação se unem no interior

Publicidade

Satisfação, mesmo diante do declive

Subimos a Sinimbu por estradinhas estreitas, curvas, pontes caídas, desvios a serem percorridos para chegar até a propriedade do Evandro e da Julia Mueller, que têm uma baita estrutura. É uma região muito afastada comparado ao que nós estamos acostumados. Júlia é de área de planície, em Vale do Sol. E ela então casou, tem um filho, e com Evandro lida num terreno com declive, muito difícil de trabalhar, mas com boas safras. E o Evandro tem um zelo, uma satisfação de trabalhar na lavoura, tanto que ele está entrando na quinta safra sem remontar o camalhão, ou seja, fazendo o manejo de não mexer na terra. E está dando certo para eles.

Mais um exemplo de dedicação, de sucesso, e fechamos a expedição assim, com chave de ouro. Oito propriedades visitadas, oito exemplos de jovens casais que optaram por seguir lado a lado, formando família e tendo o tabaco como base principal. Gratidão é a palavra que resume, gratidão também pela companhia do Alan Toigo, que trabalha comigo nas redes sociais, e igualmente da companhia, mais uma vez, do Marcio Souza, que é o repórter da Gazeta.

LEIA MAIS DA EXPEDIÇÃO OS CAMINHOS DO TABACO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.