Desde 2005, grupo dos casais participa anualmente dos encontros de integração no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina
Propagar a cultura germânica por meio da dança é o objetivo da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz. A entidade completa 28 anos de existência neste sábado, 21. Atualmente, cerca de 70 pessoas integram as quatro categorias: infantil, juvenil, oficial e casais. Os trajes dos grupos de dança são oriundos do Tirol e da Baviera.
Os ensaios acontecem semanalmente na Bierhaus, junto ao Parque da Oktoberfest, concedida pela Prefeitura no ano de 2000. Para o infantil é às segundas-feiras, das 19 horas às 20 horas. O juvenil ocorre nas terças, no mesmo horário. O grupo oficial ensaia aos domingos, das 17 horas às 19 horas, e os casais se reúnem nas terças, das 20 horas às 21 horas.
“Na Bierhaus cada detalhe, as luzes, as bandeiras, as músicas e os sorrisos de quem chega carregam a essência de uma história feita de cultura, amizade e celebração”, diz o presidente da sociedade, Lucas Loebens.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Enart e outras atrações; confira a agenda do fim de semana
Ele ressalta que que são quase três décadas ajudando a manter viva uma tradição que enche Santa Cruz do Sul de orgulho. “O Oktobertanz é muito mais do que um grupo de danças. É o coração pulsante de uma comunidade que se reúne para honrar suas origens e brindar o que temos de mais bonito: a união e a alegria de dançar juntos.”
Loebens enfatiza que a dança é um símbolo da tradição que atravessa gerações. “Quando os casais entram em cena e os passos se encontram no ritmo da música, a dança se transforma em símbolo dessa tradição. Porque cada movimento é uma homenagem à nossa história, e cada brinde uma promessa de que ela continuará viva.”
Publicidade
Ao longo dos 28 anos, a sociedade tem participado em todas as edições da Oktoberfest, com apresentações nos bailes, rondas folclóricas, aberturas e desfiles. Um dos destaques é a formação da pirâmide humana, grande atração nas apresentações. Além disso, há danças como: Lampiões, Krakowiak, sapateados e Erntefest. Ao longo do ano, o grupo realiza visitas a escolas e casas geriátricas, desenvolve ações sociais e eventos.
RELEMBRE: Mostra traz inclusão e integração ao 37º Enart
Os primeiros passos do Oktobertanz foram dados em 1986, com a criação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs. A finalidade principal era ser o grupo oficial da Oktoberfest, divulgar a cultura germânica de Santa Cruz e preservar as tradições trazidas pelos imigrantes alemães, principalmente no que diz respeito à música, dança e aos trajes típicos. Na época o grupo, que era coordenado por Sílvia Lux, contava com jovens de 12 a 16 anos.
Publicidade
Com o reconhecimento, deixou de ser exclusivo da Oktoberfest e passou a ser referência de cultura germânica do município. A partir de então, passaram a surgir convites para apresentações dentro e fora do Estado e inclusive no Uruguai.
Em 1994, o Oktobertanz tornou-se reconhecido como um dos melhores e mais alegres do Rio Grande do Sul, sendo agraciado com o troféu destaque daquele ano.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Integração Cultural traz uma prévia do Enart em Santa Cruz
Publicidade
Em 22 de novembro de 1997 foi fundada a Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, para dar suporte ao grupo de danças folclóricas que existia há 11 anos e estava prestes a parar suas atividades. Alberto Bencke foi o primeiro presidente, seguido por Paulo Frohlich, Marco Limberger, Luiz Kist, Roselei Winkelmann, Sérgio Machado e atualmente Lucas Loebens.
Um ano depois, juntou-se ao grupo oficial o grupo de casais, cuja primeira apresentação ocorreu em agosto de 1999. Desde 2005, a categoria participa de uma atividade especial. Seis grupos de danças (três do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina) se reúnem a cada ano em uma cidade diferente.
Ainda em 1999, a sociedade, através da Lei Municipal 3458, foi declarada de utilidade pública no município.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.