Santa Cruz do Sul

Operação garante a limpeza de arroios e sangas em Santa Cruz

Desde agosto deste ano, equipes da Prefeitura de Santa Cruz intensificaram o trabalho de desassoreamento, limpeza e desobstrução de arroios e sangas do município. As atividades começaram após o anúncio do investimento de R$ 1,2 milhão, feito em julho, para as intervenções. Até o momento, cerca de dez quilômetros já foram atingidos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, César Eduardo Bonfanti, a limpeza é feita da jusante para a montante (de baixo para cima). O trabalho iniciou na região do Bairro Várzea e, em seguida, avançou para a região do Navegantes. Também já foram contemplados trechos dos arroios das Pedras e do Couto, e atualmente a equipe concentra esforços no Arroio do Moinho. Ao todo, foram retiradas seis cargas de resíduos, muitos acumulados após a enchente.

Máquinas foram usadas na retirada de árvore que estava no Arroio das Pedras

LEIA TAMBÉM: Concluída construção dos aterros das novas pontes sobre arroios da rodovia RSC-287

Publicidade

Entre os materiais removidos, além de galhos e árvores, havia cadeiras, colchões, sofás, pneus, caixas térmicas, roupas, ventiladores e eletrodomésticos. Os pontos com maior volume de lixo foram identificados entre o Loteamento Santa Maria e o Beckenkamp. Após o recolhimento, os resíduos não contaminados são encaminhados ao aterro, enquanto os contaminados seguem para um contêiner transportado até Minas do Leão.

O trabalho é realizado conforme a legislação ambiental e acompanhado por equipes da Defesa Civil, além de profissionais das secretarias de Obras e Infraestrutura e de Segurança e Trânsito. O desassoreamento está sendo executado por uma empresa terceirizada e, segundo o coordenador da equipe, Aldorino Melchior, conta com profissionais habilitados e capacitados para desempenhar a função.

Antes
Depois

LEIA TAMBÉM: Mutirão recolhe quase meia tonelada de lixo em região do Bairro Várzea

Publicidade

Avanços

A previsão de conclusão das ações ainda é incerta, pois depende das condições climáticas. Mesmo assim, os resultados já são perceptíveis graças às intervenções. Aldorino lembra de uma chuva registrada em setembro, que acumulou 133 milímetros na região do Bairro Várzea, sem causar situações de risco em razão da limpeza do Arroio Lajeado. “Acreditamos que o trabalho que está sendo realizado já está trazendo um resultado positivo e significativo.” 

Melhorias

O Arroio das Pedras, localizado na zona sul de Santa Cruz, foi um dos locais contemplados pelo trabalho de limpeza. As imagens ao lado mostram a transformação da paisagem. O leito do arroio estava tomado de galhos e entulho que haviam sido carregados pelas chuvas. Com o uso de máquinas, os materiais foram coletados e a água voltou a tomar seu curso. Isso favorece o escoamento e evita situações de alagamento nas áreas de margem em caso de chuva intensa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.