Pacientes que faltarem a consultas sem justificativa serão removidos da fila de espera

O município de Santa Cruz do Sul está enfrentando um problema crescente na área da saúde: a ausência de pacientes em consultas médicas com especialistas. Em abril, o índice de faltas atingiu 20,42%, mais que o dobro do percentual registrado em março, que era de aproximadamente 9,5%. Esse aumento tem gerado atrasos nos atendimentos e custos desnecessários para a administração pública.

De acordo com o coordenador da Central de Regulação e Agendamento, David Nóbrega, as ausências ocorrem, principalmente, nas consultas agendadas por meio do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). “Quando um paciente não comparece e não justifica sua ausência, a vaga permanece ociosa, desperdiçando recursos e prolongando o tempo de espera de outros usuários do sistema de saúde”, explicou.

LEIA MAIS: Saúde avalia medidas para agilizar atendimentos e reduzir filas na alta complexidade

Publicidade

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde adotou uma nova medida: pacientes que faltarem às consultas sem justificativa, serão removidos da fila de espera para atendimentos especializados. De acordo com o titular da pasta, Rodrigo Rabuske, o objetivo é garantir que os serviços cheguem àqueles que realmente aguardam pela consulta e estejam comprometidos com o comparecimento.

Conforme o secretário, desde janeiro deste ano, a Central de Regulação e Agendamento tem intensificado os esforços para confirmar a presença dos pacientes. As notificações são realizadas por meio de aplicativos de mensagens, ligações telefônicas e, quando não há retorno, o contato é feito por intermédio da Unidade de Saúde de referência do paciente.

LEIA MAIS: Índice de faltas em consultas prejudica atendimento em Santa Cruz e na região

Publicidade

Apesar dessas iniciativas, o aumento do absenteísmo mostra que ainda há grande resistência ou descuido por parte de parte da população. “A expectativa é de que, com a aplicação das novas regras, a ocupação das vagas seja otimizada e o atendimento se torne mais eficiente, contribuindo para a redução das filas e o uso mais racional dos recursos públicos em saúde”, complementou Rabuske.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.