Santa Cruz do Sul

Painel aborda temática do trabalho escravo nesta quinta-feira

O painel intitulado Trabalho Análogo à Escravidão: História e Atualidade será realizado nesta quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Faculdade Dom Alberto, em Santa Cruz do Sul. O evento é livre à comunidade. Os painelistas farão exposições a partir de seus estudos e atuações profissionais. A promoção envolve o Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro) e a Faculdade Dom Alberto, contando com diversos apoios. Mais informações no Facebook ou pelo telefone/Whats (51) 99939 5352.

A questão do trabalho análogo à escravidão está na pauta do dia. Nos últimos meses, no Rio Grande do Sul, trabalhadores foram encontrados em situações precárias, o que exigiu a intervenção de órgãos públicos da área trabalhista. Passados 135 anos da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio, que aboliu oficialmente a escravidão do Brasil, há uma recorrência preocupante da exploração da mão de obra, ultrapassando flagrantemente limites legais e de tratamento humano.

LEIA TAMBÉM: Deputado encaminha ofício ao MPT sobre operações em propriedades rurais

Publicidade

O painel busca lançar entendimentos, refletindo sobre a escravidão na história do Brasil e a situação atual em relação à exploração do trabalho.

Confira os painelistas convidados e temas

Mateus Skolaude, Dimensões do trabalho: perspectivas entre raça e classe. Com pós-doutorado em Educação, é doutor em História, com extensão em Portugal, e mestre em Desenvolvimento Regional. Professor universitário e no Ensino Médio, autor de obras que tratam de questões raciais no Brasil.

Sara Paes, A imagem da mulher negra no período da escravidão. Licenciada em Geografia, é mestranda em Educação, bolsista Prosuc/Capes II (Ministério da Educação), no grupo de pesquisa sobre Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ministro dos Direitos Humanos pede ações sobre trabalho escravo na Serra Gaúcha

Mateus Silveira, Direitos Humanos, as novas relações de trabalho no Brasil e a atualização do trabalho análogo ao escravo. Advogado, professor universitário, palestrante e consultor jurídico, é especialista em Processo Constitucional, Direito Internacional e mestre em Direitos Humanos.

Márcio Dutra da Costa, O Ministério Público do Trabalho na erradicação do trabalho análogo ao de escravo. Doutor em Direito, é procurador do Trabalho e coordenador substituto da Procuradoria Municipal do Trabalho de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.