Santa Cruz do Sul

Palestra no Gauten Summit aborda possibilidades de captação de recursos

Uma das palestras apresentadas nessa quinta-feira, 24, na programação do Gauten Summit foi a do gestor de portfólio de Ventiur Smart Capital, Willian Rosso. Ele falou sobre as possibilidades de captação de recursos pelos empreendedores e o interesse daqueles que fazem os investimentos.

“Os fundos de investimento têm preferência por modelos de negócios B2B (empresa que negocia com empresa). Não é um impeditivo para outros modelos, como o B2C (empresa que atua diretamente com o consumidor) ou B2B não tão escalável, mas tem a preferência por escalabilidade, que é o que o investidor busca, que é multiplicar o investimento”, explicou. Recomendou aos empreendedores não perderem tempo com aqueles que têm teses diferenciadas do propósito da startup. Como sugestão para obter melhores resultados, é possível treinar com alguns que não sejam o fundo pretendido, mas mantendo o objetivo para chegar mais preparado no que se almeja.

ASSISTA: Programa Giro no Gauten desta sexta-feira

Publicidade

Em alguns casos, segundo Rosso, há pouca estrutura de financiamento, mas essa é uma realidade que tem mudado. Ele recordou que, há cerca de cinco anos, os recursos para dar sustentação econômica eram concentrados no Sudeste do país. Agora, o dinheiro está em todo lugar. “Situações como essas do Gauten fortalecem o ecossistema, trazem investidores para cá.” Além dos fundos, o especialista citou outras formas que podem ser interessantes para captação, como uma unidade de ensino, com professores unindo-se para investir; e um grupo de empresas, que se unem e podem fazer um pool de investimentos em startups que vão apresentar soluções para problemas comuns a todos eles.

LEIA A COBERTURA COMPLETA DO GAUTEN SUMMIT NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.