A paleotoca também deve ganhar atenção no Parque da Gruta
Buscando atualizar a situação do turismo e dos pontos turísticos de Santa Cruz do Sul, a secretária de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na tarde dessa sexta-feira, dia 23. Entre os assuntos abordados, esteve a situação do Parque da Gruta, que, segundo ela, demanda constantes ações de manutenção.
De acordo com a secretária, em razão do estado de abandono do local, algumas intervenções já foram realizadas, como a substituição de madeiras para garantir a segurança dos visitantes e a manutenção da roda d’água, que estava inoperante. Na sexta-feira, também foi entregue o novo mirante do parque, que teve a estrutura antiga demolida para dar lugar a uma nova. “Ele estava precário e inseguro. Agora está novo e foi feito com recursos da Secretaria de Turismo”, afirmou.
Publicidade
Jaqueline destacou ainda que existe um projeto de ressignificação do parque, com foco na valorização de pontos específicos, como a paleotoca. “Queremos transformar a experiência do visitante.” A secretária acrescentou que o município busca empresas interessadas na possível retomada do arvorismo e do teleférico, além da instalação de uma tirolesa. “Estamos pensando em estratégias para trazer novidades ao Parque da Gruta”, disse.
Ainda sobre os parques do município, Jaqueline mencionou o restaurante panorâmico do Parque da Cruz. Segundo ela, estão sendo discutidas alternativas para o espaço, que possui grande potencial. Uma das ideias é a realização de eventos no local. “Muitas pessoas demonstraram interesse em promover eventos, mas não conseguiram. Agora vamos formalizar essa legislação para que o espaço também possa ser cedido à comunidade”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM: Dnit alerta para serviços de manutenção na BR-290 e na BR-471 a partir desta segunda-feira
Publicidade
No Lago Prefeito Telmo Kirst, que recentemente recebeu investimentos em abastecimento de água potável e na disponibilização de bicicletas, a secretária destacou a nova iluminação do local. Conforme explicou, a empresa vencedora da licitação, no valor de mais de R$ 2 milhões, abandonou a obra devido a problemas, e o serviço foi assumido pela Secretaria de Serviços Públicos. “Foi feito um levantamento com os engenheiros elétricos da Prefeitura, que apontaram a viabilidade de executar a obra por um valor inferior a R$ 1 milhão”, relatou, destacando a economia para os cofres públicos.
Jaqueline afirmou que a falta de iluminação era um fator limitante, pois impedia a realização de eventos noturnos, como caminhadas e corridas. Com o investimento, segundo ela, será possível ampliar o horário de funcionamento do espaço. “O Lago Dourado é um local onde as pessoas podem praticar esportes, mas também desfrutar de momentos de lazer”, comentou.
LEIA MAIS: Com 60 inscritos, Desafio da Gaspar movimenta Santa Cruz; veja classificação
Publicidade
Sobre o calendário de eventos de Santa Cruz do Sul, a secretária informou que ele está disponível nos canais de comunicação da Secretaria de Turismo e que ainda há espaço para a divulgação de novas atividades. “A secretaria não gerencia apenas eventos do município, mas também eventos particulares”, explicou. Jaqueline também reforçou a importância de que promotores de eventos e estabelecimentos utilizem o aplicativo Santa Cruz Mais Turística para divulgar suas ações e negócios. “É fundamental que as pessoas cadastrem seus eventos e estabelecimentos, pois é uma ferramenta viva e precisa ser constantemente atualizada para ampliar a divulgação”, finalizou.
*Colaborou Jaime Fredrich
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.