ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Período de frio aumenta em mais de 100% a procura por atendimento na saúde

ads3

Cemai registra alta demanda de atendimentos

ads4

As mudanças de temperatura, registradas na estação, têm motivado o aumento da procura por atendimento nas unidades básicas de saúde. A afirmativa é da secretária da Saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, na manhã desta quarta-feira, 18.

Alguns grupos são mais suscetíveis ao acometimento dos males da temporada, como as crianças e idosos. Assim, locais como o Cemai registram 130% de acréscimo no fluxo de atendimento. “Houve aumento brusco na procura em todos os serviços. Em contato com outros secretários, este panorama se repete em todas as cidades”, destaca.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saúde inclui Covid-19 na lista de notificação compulsória

Os registros têm sido maiores em casos de problemas respiratórios, febre, dores de garganta e tosse, especialmente em crianças. “Por isso é importante se vacinar; as doses estão liberadas para um grande número de pessoas, de acordo com os grupos prioritários”, reforça.

ads7 Advertising

Publicidade

Casos de dengue

Os números a respeito da dengue ainda preocupam, em Santa Cruz. Até a terça-feira, 17, 575 santa-cruzenses haviam positivado. No entanto, a secretária da Saúde entende ser positivo o resultado dos trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Não temos nem metade dos casos do ano passado. Precisamos reforçar a atenção, mas estamos conseguindo melhores resultados com o trabalho coletivo”, destaca.

Daniela acrescenta como diferencial, no Município, o fato de que a Prefeitura adquiriu o equipamento para a aplicação do fumacê. “O Estado tem seis para todos os municípios. Agora, temos o nosso equipamento próprio, o que agiliza o processo e o trabalho”, ressalta.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta