Os resultados de uma pesquisa inédita, conduzida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), revela o impacto social do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. O estudo foi realizado em duas etapas: a primeira, quantitativa, foi divulgada em abril. Em seguida houve a segunda fase, com análise qualitativa, feita com sete grupos focais e 21 participantes selecionados com base no potencial de coleta de dados, sendo jovens egressos e familiares.
Segundo os pesquisadores, chama a atenção a robustez da metodologia do programa e a sustentabilidade temporal do impacto percebido pelos participantes, considerando que alguns entrevistados já tinham passado pelo processo de formação há quase dez anos. “É uma transformação muito duradoura e profunda, que reverbera em impactos muito tangíveis, criando uma mudança que se sustenta no longo prazo”, comenta Joana Noffs, analista de projetos do Idis.
Publicidade
O gerente de Monitoramento e Avaliação do Idis, Daniel Barretti, acrescenta que relatos sobre descobertas, aprendizados, desenvolvimento pessoal, organização e gestão foram constantes, bem como de valorização e diversificação das propriedades familiares. Também reforçou a relevância e contribuição do Programa de Aprendizagem Profissional Rural no combate ao trabalho infantil e na promoção do desenvolvimento integral de jovens.
A avaliação, segundo o instituto, revelou resultados positivos e significativos em diversas dimensões da vida dos egressos. Por exemplo, a oferta de um salário como jovem aprendiz mostrou-se um quesito importante para a adesão e a permanência no programa. E isso resultou em qualificação profissional aumentada e desenvolvimento de competências protagonistas. Os relatos mostraram melhora expressiva em habilidades de comunicação, oratória, pensamento crítico e iniciativa, que persistem após a conclusão do curso e são aplicadas nas trajetórias profissionais e pessoais.
LEIA TAMBÉM: Audiência pública na Câmara discute o orçamento de Santa Cruz para 2026
Publicidade
Os resultados também foram evidenciados pelo estímulo à diversificação das possibilidades de atuação profissional e à sucessão rural sustentável. Muitos jovens implementaram projetos inovadores em suas propriedades, o que, por sua vez, gera novas fontes de renda e fortalece o interesse em permanecer no meio rural. A sustentabilidade dos benefícios é elevada, com os aprendizados e as mudanças de mentalidade perdurando ao longo do tempo.
“A pesquisa mostra que, para muitos jovens, o Programa de Aprendizagem foi um ‘divisor de águas’ que impulsionou em direção à qualificação e ao empreendedorismo”, comenta a gerente Nádia Fengler Solf, que acompanha a jornada desde a fundação do instituto. “Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, confirmam que o programa não apenas cumpre seus objetivos imediatos, mas também gera transformações duradouras na vida dos participantes, de suas famílias e de suas comunidades”, acrescenta.
LEIA TMBÉM: Conta de energia passa para bandeira amarela e ficará mais barata em dezembro
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.