Santa Cruz do Sul

Pioneira da saúde deixa a Unisc após 50 anos e recebe homenagem

O Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou uma homenagem à professora Hildegard Pohl. A docente foi uma das primeiras da área da Saúde, e que, depois de dedicar 50 anos à Universidade, está encerrando a carreira como docente.

Com uma trajetória que se confunde com a própria história da instituição, Hildegard emocionou-se ao falar sobre a Unisc. “Eu sempre achei que Santa Cruz merecia que os jovens tivessem oportunidades. Então, quando vejo que a universidade está atendendo essa possibilidade, dos jovens tendo uma chance na vida de crescer, porque nem todos têm condição financeira de estudar fora do município, isso é uma das coisas que mais me gratifica. Gosto muito de abrir caminho para os jovens. Acho que essa é a coisa mais importante hoje: que eles tenham oportunidade”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Unisc é contemplada pelo programa RS Talentos para formar profissionais em áreas estratégicas

Publicidade

A coordenadora do curso de Fisioterapia e subcoordenadora do Departamento, Angela Cristina Ferreira da Silva, disse que a homenagem teve o intuito de demonstrar o reconhecimento de todos pelo papel importante da professora Hildegard. “O momento reforça a gratidão da comunidade acadêmica a ela, cuja dedicação, visão e compromisso com a educação transformaram gerações e deixaram um legado duradouro na formação de fisioterapeutas da região”, ressaltou Angela.

Trajetória

A professora Hildegard iniciou sua trajetória na instituição em 1975, como docente do Curso de Educação Física. A partir daí, atuou em vários outros cargos, projetos e comissões, sempre com disponibilidade, seriedade e competência profissional.

Exerceu os seguintes cargos de gestão: chefe do Departamento de Biociências da Escola Superior de Educação Física (Esef) – 1978 a 1982; 1983 a 1985; 1987 a 1989 a 1991; chefe do Departamento de Educação Física e Saúde – 1994 a 1996; subchefe do Departamento de Educação Física e Saúde 1996 a 2000 e de 2018 a 2019. Assumiu por diversas vezes a direção da Escola Superior de Educação Física (Esef), entre os anos de 1988 e 1991. Participou diversas comissões da Unisc e atuou como docente desde então, no Curso de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde.

Publicidade

LEIA MAIS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.