Geral

Polícia Federal entra em alerta após festa em homenagem a Janja sofrer ameaça de chacina

A Polícia Federal (PF) foi acionada e entrou em alerta no dia da festa do Grupo Prerrogativas, no início deste mês. O evento homenageou a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembargadores e ministros. Antes da programação, ameaças foram enviadas a membros do grupo, formado sobretudo por advogados ligados à esquerda, e por parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT).

Uma delas, publicada pela jornalista Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo, prometia uma “chacina” com “dezenas de mortos” caso a festa fosse mantida. O e-mail, repleto de palavras de baixo calão para se referir ao presidente e à primeira-dama, continha mensagens de ódio e descrevia o evento como “a festa da impunidade”, mencionando um vídeo em que o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Novo) teria feito falando sobre a comemoração.

LEIA TAMBÉM: Papai Noel é alvo de assaltantes no litoral de São Paulo

Publicidade

O coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, afirmou que essa não foi a primeira ameaça sofrida pelo grupo, mas a qualificou como “pesada e preocupante”. Segundo o advogado, ele mesmo acionou a PF, que instaurou procedimentos apuratórios para identificar a origem das ameaças e redobrou o esquema de segurança do evento. “Nenhum de nós se intimidou, a gente conseguiu evitar que esse tema fosse pautado antes da festa para não assustar ninguém, mas tomamos todos os cuidados”, afirmou Marco Aurélio, acrescentando que as ameaças “não diminuíram o brilho da homenagem à Janja”, que lotou a Casa Natura Musical, em São Paulo, no dia 6 de dezembro.

Outro membro do grupo, o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, também confirmou o recebimento da mensagem. Para ele, a ameaça não gerou apreensão específica, já que a corporação já estaria de prontidão pela presença do presidente no evento.

LEIA TAMBÉM: Justiça suspende processo seletivo do Estado; entenda

Publicidade

A PF foi procurada, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.

A confraternização de fim de ano do grupo de juristas homenageou a atuação da primeira-dama na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa do G20, o grupo das maiores economias do mundo, para a elaboração de um plano conjunto de erradicação da fome. Além dela e do presidente, estiveram presentes os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e o das Comunicações, Juscelino Filho, entre aqueles com os mais altos cargos do governo.

LEIA TAMBÉM: Cercamento eletrônico de Rio Pardo auxilia na recuperação de veículo furtado em Santa Cruz

Publicidade

O diretor-geral da PF, Andrei Meirelles, esteve no camarote de Lula, e a orientação da corporação foi para que o presidente não ficasse circulando pelo salão.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.