Santa Cruz do Sul

População pode sugerir melhorias no saneamento em Santa Cruz; veja como

Moradores de Santa Cruz do Sul podem contribuir com o diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A consulta pública online recebe sugestões até 21 de março por meio de formulário eletrônico, que pode ser acessado por este link.

Mais do que uma etapa formal, o processo permite que o cidadão colabore diretamente com o planejamento de serviços essenciais. É a oportunidade de avaliar o cenário atual, sugerir melhorias e ajudar a definir prioridades para a cidade.

A revisão do PMSB contempla quatro eixos fundamentais para a qualidade de vida: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Três bairros ficam sem água após rompimento em Santa Cruz

O engajamento da comunidade é vital para que as diretrizes reflitam as necessidades reais das zonas urbana e rural. O plano estabelece metas e ações para a organização do setor, respeitando as características territoriais de Santa Cruz do Sul.

O documento segue a Lei Federal 11.445/2007, atualizada pela Lei 14.026/2020 – o Marco Legal do Saneamento Básico –, que projeta a universalização dos serviços até 2033.

Publicidade

Elaboração

Publicado em 2025, o plano é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), via Centro Socioambiental da instituição. A etapa atual reforça o saneamento como responsabilidade compartilhada. Colaborar é contribuir para uma cidade mais saudável e resiliente.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.