Foto: Giovane Luís Weber/Divulgação
Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com clima seco e quente em toda a região, mas com a expectativa de que viesse a chuva, anunciada pela meteorologia para a noite de segunda para terça, e ao longo da manhã de terça. Se essa precipitação falhar, teremos sérios riscos de prejuízos na agricultura. Na verdade, as culturas já apresentam atraso no desenvolvimento, pois, com a persistência do calor e da falta de umidade nos últimos dias, a terra está muito seca.
O tabaco, por exemplo, já deixa isso evidente no tom das folhas, que começam a amarelar não porque estejam no ponto certo de maturação, mas porque falta água para que completem o seu ciclo, como se pode ver na foto abaixo.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: expectativa por uma boa chuva
Publicidade
Em nossa propriedade, parcela do tabaco é cultivada em área de terra vermelha, em que as plantas se ressentem muito rápido da falta de chuvas, logo interrompendo o desenvolvimento. Pode-se ver na foto acima que não é uma lavoura cujo solo foi plenamente corrigido, como fizemos em outros locais. Como estamos em dezembro, já passamos da metade da colheita desta safra.
Cada chuva de 20 ou 30 milímetros será providencial para que a cultura possa concluir plenamente o seu crescimento, expressando todo o seu potencial em termos de qualidade e de produtividade.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: seguem os trabalhos
Publicidade
Até o momento, nossa safra segue com resultado muito positivo em termos de qualidade do tabaco colhido, como se pode ver na foto acima, de uma das células de nossa estufa de carga contínua. Chegamos a cerca de 50 dias desde que iniciamos a retirada das folhas da lavoura, Torcemos para que, com o clima favorável, possamos concluir a temporada com esse desempenho.
Nunca é demais lembrar que tabaco de qualidade significa melhor remuneração, fundamental para a subsistência das famílias. Mas não só para elas. Essa qualidade também representará mais dinheiro circulando em toda a economia regional, aquecendo tanto os negócios no meio rural quanto a rotina nas cidades, e a balança comercial.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: na expectativa pela viagem a Genebra
Publicidade
Apesar de toda a inquietação com a falta recente de chuvas mais abundantes na região, ainda assim a safra se encaminha com certa normalidade. Ao contrário do que tem ocorrido em muitas áreas de Santa Catarina e do Paraná, onde o granizo causou grandes prejuízos. A incidência neste ano está muito superior à do ciclo anterior.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.