Agronegócio

Por dentro da safra: a volta da chuva, depois de um bom findi


Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos mais uma semana com chuva! O sábado e o domingo foram de tempo muito bom, com temperatura amena, agradável, e sol intenso em toda a região. Isso foi muito bom para a agricultura, pois favorece o desenvolvimento de todas as culturas. E em pleno fim de semana muitos agricultores aproveitaram para agilizar tarefas nas lavouras, o que estava difícil em virtude da umidade e das chuvas nos dias anteriores. Houve mesmo quem deu continuidade à colheita do tabaco. Aqui em casa, com a volta das chuvas de ontem, novamente não foi possível realizar tarefas no campo. Na foto acima, tirada ontem à tarde, já se pode ver de novo muita água acumulada entre as fileiras do tabaco, e isso que é uma área de terra de cascalho, mais no alto. Nas áreas baixas, fica impossível entrar, de tanta água que já juntou.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o tempo firmou, e retomamos a colheita

Uma semana para prosseguir na colheita

Com a volta da chuva ontem, e que, pela previsão, deve continuar ainda hoje, nossos planos aqui em casa são de retomar a colheita do tabaco entre amanhã ou quinta, conforme o tempo melhorar. Será a nossa terceira fornada. Acabamos de concluir a secagem da segunda, de grampos, e em meio à colheita ainda vamos dar prosseguimento ao desponte. Sabemos, infelizmente, que a produtividade desta safra já está comprometida, pelo excesso de chuvas, com forte umidade por muitos dias seguidos, pois o tabaco precisa de mais dias de sol para se desenvolver plenamente. Em relação ao que colhemos no ano passado, devemos ter quebra.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: é muita chuva em setembro

Uma conversa franca sobre a COP-10, hoje

Hoje à noite, a partir das 20 horas, na página Fumicultores do Brasil, farei uma transmissão ao vivo para debater a “Posição do Governo sobre a COP-10”. Meus convidados são três prefeitos: o de Canguçu, Vinicius Pegoraro, que é o município hoje na condição de maior produtor de tabaco do Brasil (e assim, naturalmente, também o maior no Rio Grande do Sul); o de Itaiópolis (SC), Mozart Myczkowski, o maior entre os catarinenses; e o de São João do Triunfo (PR), Abimael do Valle, maior produtor em território paranaense. Com eles, vamos avaliar a forma como o governo brasileiro conduz os preparativos para a 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, que ocorrerá em novembro, no Panamá. Pegoraro é também presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco do Brasil (Amprotabaco).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.