Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com clima frio mais uma vez. A manhã de segunda-feira foi de muito frio, e com vento, o que não é comum em plena reta final de outubro, quando as plantas precisam de temperatura mais elevada e de chuva regular.
Estamos há praticamente dez dias sem chuva em nossa localidade, e isso começa a preocupar, pois compromete o desenvolvimento de todas as culturas agrícolas nas lavouras. Estamos agora na expectativa de que venha a chuva prevista para os próximos dias. Tudo o que vier agora será muito bem-vindo para que as plantações possam crescer, assegurando uma boa safra.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: dias de muito frio em pleno outubro
Publicidade
Entre as culturas agrícolas implantadas na região, o tabaco também precisa de chuva regular nesta época do ano. A foto acima, de uma de nossas lavouras, mostra que as plantas estão bem uniformes e desenvolvidas, e só querem umidade para concluir o crescimento e jogar a flor. Então poderemos fazer o desponte para que as folhas encorpem e expressem o máximo de seu potencial, garantindo uma excelente colheita. Por esses dias, chuva de 20 ou 30 milímetros seria excelente para essas lavouras.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: iniciamos a colheita do tabaco
E não é só o tabaco que depende da chuva para prosseguir o seu desenvolvimento. O mesmo vale para o milho e outras culturas já implantadas nas pequenas propriedades da região. É o caso do aipim, que germinou bem, como se pode ver na foto acima, e agora aguarda por umidade para crescer. Do contrário, esses brotos podem até murchar, com o vento frio e a terra seca, e comprometer a safra que os produtores poderiam vir a ter, para a sua subsistência.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: vento causa transtornos na lavoura
Esta terça-feira é uma data muito especial para toda a região. Comemora-se hoje o Dia do Produtor de Tabaco, cultura fundamental para a subsistência de milhares de famílias no meio rural, e garantia de emprego e renda no campo e na cidade. Deixamos aqui os parabéns a os agricultores que apostam nessa atividade, e a ela se dedicam com muito zelo. Ao mesmo tempo, deixo o registro de minha alegria por ter recebido ontem à noite, na Câmara dos Vereadores, o título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul, reconhecimento que minha terra prestou, por iniciativa do vereador Ilário Keller (PP), por meu trabalho em prol da divulgação e valorização da agricultura familiar. É com muito orgulho e satisfação que recebi essa honraria, ao lado de meus familiares.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.