Agronegócio

Por dentro da safra: com o retorno do frio, seguem as tarefas

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com temperatura bastante baixa. A segunda, 14, foi até mais fria do que o domingo, 13, que teve vento cortante, e houve formação de geada leve na região. Nas lavouras, segue a fase de capinas e de aplicação de salitre no tabaco. Aqui em casa, estamos já em preparativos para, dentro de mais alguns dias, iniciar o plantio de feijão e de outras culturas de subsistência.

As plantas se inclinam por causa do vento

A chuva do meio da semana passada foi providencial para o desenvolvimento das plantações. Mas também trouxe susto para muitos agricultores. Ela veio acompanhada de muito vento, e, como se sabe, o tabaco é uma cultura bastante frágil, com folhas que se quebram facilmente e plantas que se inclinam com vento forte ou chuva intensa.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: chuva boa para fixar as mudas de tabaco

Publicidade

Plantação de tabaco da família de Alberto Abich, do interior de Paraíso do Sul, foi duramente afetada

Foi o que vivenciou a família do produtor Alberto Abich, do interior de Paraíso do Sul, no Vale do Jacuí Centro. Na madrugada da última sexta-feira, 11, a plantação de 170 mil pés de tabaco, já em bom ponto de desenvolvimento, foi duramente afetada. Certamente, essas plantas já não renderão o mesmo que poderiam ter produzido. Além disso, será mais complicado para fazer o desponte, a retirada da flor, e para aplicar o antibrotante, pois elas agora tendem a crescer inclinadas.

Uns já colhem, outros começam a plantar

Na semana passada, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, fizemos roteiro pelo Sul do Estado para visitar propriedades em Amaral Ferrador, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul. Por lá, muitos já estão colhendo, mas outros, como o Ronaldo Pereira de Lacerda, da foto em destaque, que reside em Morro Agudo, interior de Amaral Ferrador, começou o plantio nessa segunda. Ao longo de um mês, vai escalonar os 85 mil pés que pretende plantar, ao lado da esposa, Marilene Silva Lacerda. O jovem casal também espera para dezembro o nascimento do primeiro filho, e aposta no tabaco para garantir o futuro da família, tendo investido em nova casa e na aquisição de um trator. Sucesso para eles!

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: depois do calor do fíndi, temperatura amena

Publicidade

A vez da conferência em Itaiópolis

Na próxima quinta-feira, 17, eu e o Alan Toigo vamos viajar a Itaiópolis, em Santa Catarina, para participar da 3ª Conferência da Fumicultura, que ali acontecerá. Será uma oportunidade para assistir a palestras e conferir debates sobre essa importante atividade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.