Olá, pessoal! Tudo bem? Chegamos à sexta-feira, 21, reta final de semana, e nessa quinta-feira, 20, tivemos mais um encontro com o embaixador brasileiro, Tovar Nunes. Esse foi mais rápido e com menos participantes porque alguns já tiveram de se ausentar por conta de outros compromissos, inclusive tendo pessoas retornado ao Brasil. Mais uma vez tivemos um pouco de acesso, em termos de informações, ao que ocorrera no dia anterior na conferência, mas ainda sem clareza sobre o que vão definir.
O que nos deixa indignados é o fato de que não conseguimos conversar com membros da delegação do governo brasileiro, pois eles alegam que não podem se expor, por estarem impedidos disso pela Conicq. Porém, divulgam vídeos em suas redes sociais comentando o papel do Brasil na COP, e até nos enviam tais conteúdos para olharmos. No entanto, quando questionados para dar uma entrevista e conversar diretamente conosco, desviam e não nos atendem. Olha, o que isso parece? É a opção de não informar a nós e à sociedade sobre o que está acontecendo, sem interlocução qualquer. Talvez tenhamos a oportunidade de na semana que vem agendar entrevista com tais delegados, mas então a COP já terá se encerrado.
LEIA MAIS: Por Dentro da Safra: três pontos do encontro dessa quarta-feira
Publicidade
Enquanto isso, na volta ao hotel, entramos num mercado onde nos deparamos com um folheto com as promoções da semana no local. Entre alimentos, bebidas e outros produtos, pasmem, estão cigarros, ali na oferta, na promoção; qualquer pessoa que entra no local adquire o volume que quiser. Além disso, não há nenhuma propaganda negativa ou escandalosa sobre eventuais malefícios do consumo de cigarro. Não estamos aqui incentivando ninguém a fumar, mas é um contraste muito grande: no Brasil nada pode, e aqui na Suíça, a metros da OMS, tudo pode. Não dá o que pensar?
Giovane Weber, na condição de produtor, colunista e influenciador, viajou à Suíça para acompanhar de perto a COP-11, junto ao gestor de conteúdo multimídia da Gazeta, Romar Beling, e à comitiva de representantes do setor. Ele compartilha as impressões sobre o evento no seu espaço na Gazeta do Sul, no Portal Gaz e na Rádio Gazeta.
Publicidade
This website uses cookies.