Regional

Por Dentro da Safra: expectativa por uma boa chuva

Olá! Tudo bem? Iniciamos a semana um pouco diferente do término da última, quando tivemos temperaturas bem baixas. A segunda-feira já foi marcada por temperaturas altas, um princípio do que a gente vai encontrar nos próximos dias, com os termômetros marcando até 30 graus ou mais na região. Porém, sem chuva, e a gente já começa a olhar o horizonte e chamá-la para que não falte nos próximos dias. Do contrário, teremos grandes problemas na agricultura, tanto com as lavouras de tabaco como de milho, feijão e outras culturas que agora estão em pleno auge do desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: seguem os trabalhos

O tabaco em um dos símbolos do Brasil

Nossa semana iniciou com colheita. Estamos de volta à propriedade depois de nove dias fora participando da COP-11, onde tivemos uma visão de como o setor é tratado nessa Conferência das Partes sobre o Controle do Tabaco no mundo. Nenhum dos representantes da delegação brasileira que foi a Genebra, na Suíça, defender o setor conseguiu entrar no local do evento. Uma decepção.

Publicidade

Ao mesmo tempo, ficamos a pensar: todas as outras delegações conseguiram entrar, inclusive de países que propuseram situações em favor da fumicultura não tiveram problemas de acesso. Já nós tivemos grandes problemas. E aí há um contraponto positivo: fomos recebidos na embaixada do Brasil na Suíça, pelo embaixador Tovar Nunes, onde no hall de entrada está o Brasão das Armas Nacionais do Brasil bem grande, que tem na parte direita um ramo de tabaco com flor e na esquerda outro de café, representando os dois principais produtos agrícolas do Brasil Imperial.

Hoje eles ainda têm importância muito grande, pois o tabaco está em 10º lugar nas exportações no País e em primeiro lugar no Rio Grande do Sul, nos seis primeiros deste ano. Ficamos decepcionados, mas também felizes por nosso trabalho ter chamado atenção.

A princípio, não temos maiores restrições. Uma delas seria a proposta do governo brasileiro sobre a retirada dos filtros nos cigarros. Mas esse projeto não andou adiante. Graças, em parte, a quem defende o setor.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: até uma próxima!

Época de floração da uva-do-japão

Para finalizar, estamos em plena época de floração das árvores de uva-do-japão (Hovenia) – considerada uma espécie exótica invasora, que compete com outras nativas e domina regiões de mata. Ela está se alastrando muito rápido, mas por outro lado fornece uma floração intensa. O clima mais seco proporciona às abelhas trabalharem direto na coleta do pólen para produção de mel, que é claro e de boa qualidade.

Também fornece uma lenha muito boa, que usamos bastante na propriedade, na cura do tabaco e para aquecer a casa, sobretudo no inverno, quando o fogão a lenha se faz presente diariamente. Então, este ano há floração intensa, ao contrário do que ocorreu em 2024. Além das abelhas, os passarinhos aproveitam bastante a quantidade de sementes que serão geradas. Porém, isso vai alastrar ainda mais essa cultura invasora na região.

Publicidade

Torcemos que a chuva regresse nos próximos dias e que possamos finalizar a nossa safra e todos os agricultores tenham sucesso nas suas culturas, pois a agricultura indo bem, a cidade vai melhor ainda. Grande abraço!

Foto: Giovane Weber

LEIA MAIS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.