Agronegócio

Por Dentro da Safra: finalmente uma semana de tempo firme

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com clima firme. O amanhecer é frio e os dias têm ficado nublados, com pouco sol, mas ao menos a semana deve ser sem sobressaltos em relação a fortes chuvas. Bem ao contrário do final de semana. Na madrugada de sexta para sábado, houve até um princípio de granizo aqui em nossa localidade, o que causou muita apreensão em todos. E em vários lugares de fato a chuva forte causou transtornos. Por conta desse tempo sempre instável, os serviços de lavoura também estão bastante atrasados, porque não se consegue entrar nas áreas, muito encharcadas e com forte umidade.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: uma semana para ficar de olho no clima

Chuva causa transtornos em várias regiões

Se em nossa região os estragos por causa da chuva e da instabilidade do clima não chegam a ser tão fortes, ao menos por ora, em outras áreas os produtores rurais amargam prejuízos. A foto ao lado foi enviada pelo agricultor Mateus Nunes, de Tunas. Como se pode ver, a água desmanchou os camalhões já prontos para o plantio de tabaco, o que vai obrigar a refazer toda a operação. Também no sul do Estado houve contratempos, em Chuvisca e Dom Feliciano. Na próxima quinta e também na sexta-feira, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, inclusive iremos para aquela região, a fim de conferir de perto como está o andamento dos trabalhos na safra.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: uma semana com muitas tarefas a cumprir

Foto: Giovane Luiz Weber

Geada forte acabou com a rama de aipim

À medida que a primavera se aproxima e a natureza rebrota, começamos a reparar nos prejuízos decorrentes das fortes geadas registradas ao longo do inverno em toda a região. A foto acima mostra a rama de aipim em nossa propriedade, completamente apodrecida, em virtude do frio extremo. Há muitos anos que não havíamos visto algo semelhante, de a rama morrer completamente. Ou seja, se os produtores não se precaveram e guardaram para ter mudas, acomodando ela em local bem protegido, ficarão sem para o novo plantio. Aqui em casa, sempre tomamos cuidado de armazenar ramas para termos suficiente para o novo plantio, ainda que nos anos anteriores ela ficasse verde, sã, mesmo na lavoura. Sabe-se que a geada e o frio intenso são importantes para várias outras culturas, em especial as frutíferas, e para eliminar insetos nocivos ou plantas invasoras. Mas outras culturas simplesmente não resistem, e então é preciso que todas as famílias se planejem para não ter transtornos na hora de começar com tranquilidade uma nova temporada de verão.

LEIA MAIS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.