Agronegócio

Por dentro da safra: frio, calor e os planos de iniciar a colheita

Olá, pessoal! Tudo bem? O tempo está mesmo uma montanha-russa para quem lida na agricultura! Se na semana passada o receio era por conta do frio e da chuva, eis que iniciamos esta semana com o contrário: altas temperaturas! No domingo as máximas chegaram a 35, 36 graus aqui na região. Isso é muito nocivo para culturas mais frágeis, como o tabaco, que poucos dias antes estava em área inundada pela água. Ontem de tarde a chuva já retornou, e com isso a temperatura recuou.

Como a previsão é de mais chuvas nos próximos dias, é certo que é mais uma semana em que será quase impossível fazer alguma tarefa nas lavouras, que estão encharcadas. Se tudo correr bem, a expectativa é de que aqui em casa iniciemos a colheita na semana que vem, na área plantada mais ao cedo, no fim de junho. Em toda a região, muita gente já está colhendo, e alguns aproveitaram o fim de semana para isso, pois sabiam que voltaria a chover logo.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: dias de mormaço e ameaça de mais chuva

Publicidade

A chuva simplesmente destruiu as mudas

Aqui em casa, nem o frio, nem o sol forte chegaram a causar problemas maiores nas lavouras. Mas é bem diferente o cenário em outras regiões do Sul do Brasil. A foto acima foi enviada pelo produtor Julieser Noremberg, de Solides, primeiro distrito de Canguçu. É uma área em que ele e a família tinham plantado 12 mil pés de tabaco. Com a chuva forte da semana passada, nada sobrou! As mudinhas ainda estavam frágeis, e simplesmente foram destruídas pela força da água. Nessa plantação, ele sabe que não há mais nada a fazer. O que o consola é que havia semeado canteiros para fazer mais algumas mudas, que planejava vender. Agora pensa em replantar essa lavoura, mesmo que em época bem mais tardia do que seria o ideal naquela região.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: chuvas torrenciais em toda a região

Uma força-tarefa em defesa do tabaco

Na semana passada, na terça e na quarta-feira, estive em Brasília, onde acompanhei, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o lançamento do Grupo de Trabalho dos Legislativos de todo o Sul do Brasil em defesa da cultura do tabaco. Na foto acima, estão os participantes que ainda se encontravam no recinto ao final do encontro. O produtor Julieser Noremberg, de Canguçu, do comentário acima, também esteve por lá. É uma grande força-tarefa que visa esclarecer e pressionar o governo federal em relação à posição brasileira a ser levada à COP 10, em novembro, no Panamá.

Publicidade

Deixo aqui também votos antecipados a todos pelo 20 de setembro, amanhã, quando comemoramos o Dia do Gaúcho! Parabéns!

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.