Agronegócio

Por dentro da safra: mais uma semana com instabilidade

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos mais uma semana com instabilidade no clima. Entre domingo, 16, e segunda-feira, 17, registramos 80 miímetros de chuva em nossa localidade, e nessa segunda foi praticamente impossível fazer trabalhos normais na lavoura. A semana passada até que teve tempo firme, e os produtores puderam agilizar as tarefas, mas está tudo muito atrasado em virtude da enchente e da chuvarada de maio. Em nossa propriedade, vamos fazer nesta semana a segunda poda nas mudas de tabaco, e seguimos atentos aos tratos culturais para que elas não adoeçam.

LEIA TAMBÉM: Por dentro safra: enfim, uma semana que começa com sol

Plantio mesmo com o tempo chuvoso

Com o tempo que inviabilizou tarefas na propriedade nessa segunda, fui até Vale do Sol para realizar a entrega de algumas doações. E no caminho aproveitei para conversar com alguns produtores. Na localidade de Faxinal de Dentro, encontrei a dupla seu Alceneu Adiers, 50, e o Fabiano, 26. Mesmo com o tempo nublado e com chuvisco, eles estavam envolvidos no plantio de tabaco. A família pretende cultivar 50 mil pés; iniciaram o transplante na semana passada, seguirão nesta e pretendem finalizar até por volta do dia 10 de julho. A terra estava bastante encharcada, mas eles haviam se programado para plantar por esta época, e decidiram levar adiante esse plano.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: Mais uma semana que começou com chuva

Ao lado, tabaco em pleno desenvolvimento

E na mesma localidade, na verdade a poucos metros da propriedade da família Adiers, me deparei com outra lavoura de tabaco, essa já com as plantas em adiantado estágio de desenvolvimento. Nesse caso, é a plantação do Cassandro Krainovic, de 43 anos. Pela primeira vez ele decidiu antecipar o plantio, e fez isso em abril. Transplantou 30 mil naquela ocasião e está muito satisfeito com o aspecto das plantas. Tão satisfeito que lamenta já não ter plantado todo o tabaco de forma antecipada. Seu plano é transplantar uma segunda leva em julho, que seria a época normal naquela região. Isso só evidencia que a cultura tem se adaptado cada vez mais a diferentes situações.

Na propriedade de Cassiano Krainovic, tabaco já está em estágio de desenvolvimento adiantado | Foto: Giovane Luiz Weber

Em Faxinal de Dentro, há lavouras em pleno crescimento, outras sendo plantadas, e outras que serão plantadas em julho. Cada caso é sempre único, e o produtor deve ter ciência do que é possível em sua propriedade ou na sua região, conforme o comportamento do clima no inverno.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.