Agronegócio

Por Dentro da Safra: mais uma semana que começa com chuva

Olá, pessoal. Tudo bem? Iniciamos a semana com chuva, depois de sábado e domingo com sol e temperatura amena. Na semana passada, tivemos chuva forte aqui na localidade, de cerca de 120 milímetros, muita água em pouco tempo. Por sorte, não salitramos o nosso tabaco antes. Tenho no celular um aplicativo que antecipa a previsão do tempo por 14 dias, e já se sinalizava para essa forte precipitação. Assim, optamos por não aplicar o fertilizante antes, e o fizemos depois. Agora, com a chuva amena de ontem, o salitre pode derreter e ser absorvido, para o bom desenvolvimento das plantas.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: depois do vento deve vir bastante chuva

Foto: Giovane Luiz Weber/Divulgação

O tabaco se desenvolve bem na lavoura

A foto acima mostra nosso tabaco plantado no cedo, variedade de ciclo longo, 2444, da ProfiGen, e que se desenvolve muito bem. Com 50 dias na lavoura, as plantas estão bem uniformes e até poderiam ter crescido mais, mas o clima chuvoso e nublado não contribuiu até o momento. Nossa previsão era de iniciar a colheita ao final de setembro, mas agora já programamos para começo de outubro. Com isso, uma vez que a colheita costuma se estender entre 90 a cem dias, vamos avançar em janeiro do ano que vem para concluir a colheita. Nada de errado nisso, o importante é que a safra aconteça com normalidade. Esse tabaco já salitramos duas vezes, e o plantado por último recebeu só a primeira dose.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: finalmente uma semana de tempo firme

Foto: Giovane Luiz Weber/Divulgação

Um plantio experimental de 12 variedades

Além da safra de tabaco em si, neste ano estamos fazendo um plantio experimental em parceria com a ProfiGen. A foto acima mostra essa parcela, na qual estão 12 variedades de diferentes ciclos: curto, médio e longo. A finalidade é mostrarmos, tanto em vídeos quanto para quem nos visita na propriedade, o comportamento de cada uma em termos de ritmo de crescimento, tamanho da planta, número de folhas, produtividade final. São nove variedades de Virgínia e três de Burley, que não é muito plantado em nossa região, mas tem grandes polos de cultivo em várias áreas do Sul do Brasil. Enquanto do Virgínia se colhem as folhas conforme amadurecem, e são secadas em estufas, do Burley se corta a planta inteira, que então é secada ao ar livre, em galpão.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: uma semana para ficar de olho no clima

Publicidade

Um roteiro pela região de Rio Negro (PR)

Hoje pela manhã sairemos para mais uma série de reportagens no Paraná. Vamos direto a Rio Negro e lá, na quarta, na quinta e na sexta, vamos visitar seis propriedades, em seis municípios diferentes, para conferir modelos de manejo e de trabalho no tabaco e em outras culturas agrícolas.

LEIA MAIS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.