A segunda-feira foi marcada por chuvas fracas, mas contínuas até a meia tarde e, conforme a previsão do tempo já mostrava, passamos a ter aberturas entre as nuvens. Esperamos que se confirme a tendência e tenhamos clima mais seco nos próximos dias, o que vai favorecer os trabalhos na lavoura, pois estamos com o segundo lote de mudas prontas. Caso o clima permita, vamos plantar mais 20 mil esta semana, fechando os 40 mil e nos programando para finalizar o plantio na primeira ou segunda semana de agosto.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: o clima favorece as atividades agrícolas
As chuvas dos últimos dias passaram de 80 milímetros aqui na propriedade. Apesar de expressivas, não houve transtornos com as precipitações, pois foram contínuas, sem excessos, então o solo conseguiu absorver a água. Mas para lidar com máquina agrícola na lavoura será impossível nos próximos dias, pois a terra está encharcada. Os trabalhos esta semana se concentram no plantio e, também, em salitrar o tabaco plantado dias atrás, que precisa agora da primeira cobertura do fertilizante. A muda, como mostra a foto, está no ponto após quatro podas. Então, agora deve ir a campo e torçamos que o clima colabore. Muitos outros produtores farão a mesma tarefa nesta semana, se o clima realmente for favorável.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: dias seguidos com intensa cerração
Na sequência do roteiro por municípios com produção de tabaco, onde na semana passada mostramos propriedades de Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, finalizamos o itinerário na semana passada com visitas a Cachoeira do Sul, Vera Cruz, Chuvisca e Canguçu. Conversamos com seis produtores que lidam com manejos mais direcionados a proteger o solo, com bastante adubação verde. Na lavoura do produtor Adriano Halmenschlager, de Vera Cruz (foto), há seis safras ele faz o plantio sem mexer no solo, ou seja, não remonta o camalhão. Apenas corta os talos após o final da colheita, passando um secante em cima do pé para que não haja brotação e a raiz comece a apodrecer. Assim, faz o manejo com cultivares.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: semana boa para os trabalhos na lavoura
Publicidade
Com adubação verde de um mix de várias coberturas, o solo na lavoura do Adriano ano está se recuperando ano após ano, a exemplo do que acontece no mato, onde caem as folhas e se forma uma camada no chão bem escura por cima, com matéria orgânica, criando vida no solo. A planta, no caso o tabaco, responde com alta produção e menos adubação. Parabéns ao Adriano e a todos os produtores que fazem a diferença em cuidar do solo. São manejos que entram cada vez mais no gosto dos agricultores. Tanto que nós este ano também estamos com experiência em andamento para a próxima safra, com cinco mil pés. Vamos começar devagar e gradativamente nos adaptarmos a essa nova modalidade. Uma ótima semana a todos nós!
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.