Olá, pessoal! Tudo bem? Começamos a semana com tempo muito agradável na região, perfeito para as mais diversas atividades nas propriedades rurais. Em nossa localidade, Cerro Alegre Alto, interior de Santa Cruz do Sul, tivemos chuva de 25 milímetros na semana passada, ideal para desmanchar o fertilizante distribuído nas lavouras e ajudar na fixação das mudas de tabaco já plantadas. Agora, estamos nos preparando para nos próximos dias iniciar o transplante do segundo lote de 20 mil pés de tabaco, conforme a nossa programação inicial para esta safra.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: dias seguidos com intensa cerração
Nesta semana eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, estamos em viagem a diversas regiões do Estado. Ontem pela manhã visitamos a propriedade de Cledio Zacarias da Silva, no interior de Boqueirão do Leão, região serrana do Vale do Rio Pardo, ele que aparece na foto acima. Lá, fomos conferir o mix de plantas de adubação verde, ou de cobertura, que ele semeou para garantir a proteção e plena recuperação do solo, antes de fazer o plantio da nova safra. Cledio planta tabaco ao lado da esposa, Angela, e o casal tem as filhas Bruna e Sara.
Publicidade
Por lá, como a região é alta e com bastante frio, a fase ainda é de iniciar o repique das mudas. O plantio deve acontecer entre 15 de setembro e 15 de outubro, já em plena primavera.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: semana boa para os trabalhos na lavoura
Já ontem à tarde nos deslocamos até Gramado Xavier, também na parte alta do Vale do Rio Pardo, para conhecer a propriedade do casal Alisson Pozzebom e Gisele, que estão na foto acima. A região ali é igualmente bastante fria, mas eles já estão mais adiantados com o processo de produção das mudas de tabaco, com parte delas já repicadas e outra parcela por iniciar essa etapa. Eles cuidam das mudas na casa onde residem, já praticamente na cidade, e elas serão plantadas em propriedade que fica mais longe. Por isso, ele vai fazer a colheita e buscar a produção para casa com caminhão.
O plantio deve ocorrer entre o fim de agosto e o final de setembro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: a volta do sol, mas com muito frio
Hoje seguimos em nosso roteiro pelo Estado. Fomos a Vera Cruz e de lá direto a Cachoeira do Sul, para à noite já pernoitar em Camaquã, no Sul, onde finalizaremos nosso roteiro amanhã, indo também até Chuvisca. Enquanto estamos em deslocamento, por aqui, deixo meus cumprimentos e os parabéns a todos os colonos e aos motoristas pelo seu dia, que transcorre na sexta-feira. Vocês produzem e transportam as riquezas do Brasil!
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.