Foto: Giovane Luiz Weber/Divulgação
Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com tempo bom, depois de vários dias com clima seco, mas muito frio, e com vento muito cortante. Isso não é bom para a agricultura, pois resseca muito rápido o solo. Tanto que, mesmo com toda a chuva que deu, a terra logo estava seca. Esse vento também atrapalha os trabalhos na lavoura, como a aplicação de defensivos ou outras tarefas. No fíndi choveu mais uns 10 a 15 mm em nossa localidade, e ontem, apesar da cerração logo cedo, muitos na região iniciaram a colheita do tabaco. Como estava úmido, é importante usar o equipamento de proteção individual (EPI) para se prevenir contra a doença da folha verde, e isso já logo em meio à colheita do baixeiro.
Aliás, setembro fecha com quase 300 milímetros de chuva aqui na propriedade. Que outubro traga clima favorável, com boa chuva, mas que ela não venha em excesso.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: semana de sol e frio depois da chuva forte
Publicidade
Em nossa propriedade, os próximos dias serão empregados em trabalhos na lavoura, como capinar e fazer a última aplicação de salitre no tabaco. E, agora, é torcer para que o clima colabore. Para esta semana há previsão de mais chuva; se não for em volume muito elevado, e o sol retornar logo, isso favorecerá o desenvolvimento das culturas. Enquanto não chega a hora de iniciar a colheita de tabaco, no que muitas famílias já estão envolvidas na região, aproveitamos para deixar a estufa (foto acima) e o paiol em ordem para a nova temporada. É muito importante deixar tudo organizado para não ter contratempos ou transtornos, o que poderia atrapalhar os trabalhos e até causar prejuízo ou inconveniente logo no começo da colheita.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: com o clima quente, tabaco se desenvolve
Ao mesmo tempo em que já estamos na iminência de começar a colheita, dentro de no máximo duas ou três semanas, também estamos desmanchando a estrutura dos canteiros de produção das mudas (como se pode ver na foto acima), para guardar ela em local seguro e protegido. Vamos manter essa área bem limpa, com aplicação de dessecante, para que as plantas daninhas não se instalem. Planejamos fazer o piso com tijolos nessa área, deixando tudo pronto para, mais adiante, produzir mudas de tabaco em estufa, como pudemos conferir em propriedades durante nossas viagens pelo Sul do Brasil. A tarefa de desmontar e armazenar a estrutura tem a finalidade de deixar tudo mais prático e conservado na hora de iniciar a produção de mudas de safras futuras.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.