O Dia Livre de Impostos, que ocorre nesta quinta-feira, 29, tem como objetivo levar conscientização à população sobre a alta carga tributária no País. Para isso, oferece descontos em diversos produtos – como combustíveis, alimentos e bebidas – equivalentes ao tributo cobrado em cada um. Os itens em oferta, definidos pelos lojistas, terão a aplicação de abatimentos variáveis conforme cada participante. Em média, serão correspondentes a 33%.
Em Santa Cruz do Sul, a ação será coordenada pela recém-criada CDL Jovem e promete mobilizar diversos setores. “Entre os estabelecimentos participantes, temos um posto de combustíveis que vai vender 500 litros de gasolina comum com 34% de desconto”, enfatiza o coordenador da CDL Jovem, William Steffens.
LEIA TAMBÉM: Reforma do autódromo de Santa Cruz deve ser finalizada até setembro, com retorno da Fórmula Truck
Publicidade
Em Santa Cruz são dez empresas cadastradas que integrarão a ação, mas lojistas interessados em participar têm até hoje para se habilitar na CDL. O empresário poderá optar por duas modalidades: pelo imposto do seu produto ou uma média sobre o PIB nacional.
Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2024 o brasileiro teve que trabalhar, em média, 149 dias somente para cobrir o custo dos seus impostos sobre consumo, patrimônio e renda, que soma a carga tributária de 40,71%.
LEIA TAMBÉM: Valor de referência para o leite tem queda de 3% em maio no estado
Publicidade
Steffens enfatiza que a ação tem o intuito de alertar a população para a alta carga tributária que incide sobre produtos e serviços. “Precisamos estar a par do quanto ela impacta nas empresas e na competitividade dos negócios, bem como o retorno em serviços dos impostos que pagamos. Nas últimas duas décadas, os brasileiros pagaram mais de R$ 40 trilhões em impostos.”
Apenas neste ano, entre 1o de janeiro e 27 de maio, o “impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo registrou no Rio Grande Sul mais de R$ 93 bilhões em arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais. O montante representa pouco mais de 5% do total de impostos coletados no País.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
This website uses cookies.