Política

“Precisamos adequar a legislação para regularizar a captação de água e reservação”, defende Adolfo Brito

O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito apresentou nesta sexta-feira, 24, os resultados do projeto RS Sustentável – Cada Gota Conta: reservação de água, irrigação e psicultura. O evento, uma reunião-almoço, aconteceu no Salão Júlio de Castilhos, no primeiro andar do parlamento gaúcho, com a presença de representantes do governo gaúcho, federações, associações, sindicatos, cooperativas e lideranças setoriais.

Durante sua fala, Adolfo Brito destacou que os seminários realizados pelo RS Sustentável – Cada Gota Conta apontaram alternativas de mudanças na legislação para destravar projetos de irrigação com segurança jurídica, além de colherem sugestões. “Em muitas localidades o governo esteve junto e já aplicou as ideias colocadas nas reuniões”, frisou. Os encontros foram realizados nos municípios de Sobradinho, Santa Cruz do Sul, Panambi, Santo Antônio da Patrulha e Canguçu.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa coleta informações sobre dados meteorológicos; saiba como participar

Publicidade

Ainda, ele reconheceu os avanços e méritos do governo para desburocratizar, no entanto, pontuou que é “preciso adequar a legislação para regularizar a captação de água e reservação”. “Há um longo caminho a ser trilhado para que os nossos produtores encontrem na legislação a segurança jurídica necessária para irrigar.”

Adolfo Brito entregou ao secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, um documento que inclui desde propostas de decretos até sugestões de mudanças na legislação estadual, com o objetivo de destravar a construção de reservatórios de água e a realização de investimentos em sistemas de irrigação nas propriedades gaúchas – em um período em que o Rio Grande do Sul volta a sofrer ameaças de nova estiagem.

LEIA TAMBÉM: Secretário de Obras quer zerar as ruas de chão batido em Santa Cruz até o fim do governo

Publicidade

O chefe do Legislativo também aproveitou o ato para fazer um resumo de sua gestão à frente do parlamento, que se encerra na próxima sexta-feira, 31.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O AGRONEGÓCIO

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.