Agronegócio

Preço do tabaco para a safra 2025/2026 será negociado em janeiro

A definição da tabela de preços do tabaco para a safra 2025/2026 será tratada em rodadas de reuniões previstas para a segunda quinzena de janeiro. Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Drescher, um atraso excepcional na terceira e última etapa do levantamento de custos — relacionada à mão de obra, que costuma encerrar a safra — impediu que a comissão de representação dos fumicultores tivesse, ainda em dezembro, os índices preliminares necessários para discutir reajustes.

“Um dos motivos para este atraso foi a alta incidência de granizo, o que fez com que nossa equipe de campo concentrasse esforços no atendimento, com a maior rapidez possível, aos nossos associados que tiveram lavouras atingidas”, afirmou. Com o levantamento concluído, o presidente explica que falta apenas a conciliação final, empresa por empresa, prevista para a primeira semana de janeiro, para então iniciar a agenda de reuniões.

LEIA TAMBÉM: CMN aprova pacote que amplia o apoio a produtores afetados por eventos climáticos

Publicidade

Drescher ainda lembra que o produtor que comercializa seu tabaco antes da definição do preço médio para a safra não tem prejuízo, pois o valor será complementado posteriormente, conforme o índice de correção acordado entre a representação dos produtores e as empresas fumageiras.

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.