Foto: Elemir Polese
Moradores de Alto Paredão, distrito de Santa Cruz do Sul, enfrentam há anos as consequências da indefinição do limite territorial com o município vizinho de Sinimbu. A falta de um traçado claro gera incertezas sobre a responsabilidade dos serviços públicos e acarreta diversas dificuldades para a comunidade, como estradas em condições precárias, por não estarem recebendo manutenção, problemas crônicos de abastecimento de água e limitações no acesso a serviços públicos essenciais.
O tema foi levado ao prefeito Sérgio Moraes no dia 15 de agosto, em reunião realizada com moradores no Palacinho. Na ocasião, ficou definido que seria promovido um encontro conjunto com a Prefeitura de Sinimbu. Esse compromisso se concretizou na última terça-feira, 26, quando representantes das duas administrações estiveram em Alto Paredão para dialogar com os moradores, em reunião realizada na sede das Mulheres Rurais Azaleia.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires terá R$ 400 mil para obras em estradas rurais afetadas por enchentes
Publicidade
Participaram do encontro os prefeitos Sérgio Moraes (Santa Cruz) e Wilson Molz (Sinimbu), o vice-prefeito de Sinimbu, Vanderlei Fredrich, o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Santa Cruz, Vanir Ramos de Azevedo, o secretário de Obras de Sinimbu, Dario Reuter, os vereadores santa-cruzenses Edson Azeredo, Edson Sortica e Jair Eich, além do subprefeito de Alto Paredão, Ademar Pedro Henn.
Após ouvirem os pedidos da comunidade e analisarem os mapas, os dois prefeitos ressaltaram que o interesse da população será o critério principal para definir a solução. “Para mim é uma honra estar aqui com vocês. Nós viemos para trabalhar e resolver o problema. O que a comunidade junto com o prefeito de Sinimbu decidir, para mim está resolvido. O que não pode é deixarmos essa situação do jeito que está. A comunidade merece ser melhor atendida”, afirmou Moraes.
Molz reforçou o caráter democrático da iniciativa. “Estamos aqui tentando achar a melhor maneira possível de conciliar. Apesar de termos um mapa que uma vez já foi alterado, precisamos encontrar a saída. Não vou me impor a nada. O interesse da comunidade é o que prevalece. Fico grato em participar desse encontro, muito democrático e muito aberto”, destacou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cisvale apresenta gincana regional e fortalece mobilização do Vale do Rio Pardo
Como encaminhamento, foi acordada a formação de uma equipe técnica conjunta entre as duas prefeituras, que fará visitas de campo, analisará documentos e ouvirá os moradores para levantar informações e procurar definir com clareza qual a divisa correta entre os municípios, seguindo a legislação da emancipação. O processo deve levar alguns meses até a construção de um traçado provisório a ser novamente avaliado pelos prefeitos e pela comunidade.
Além do trabalho técnico, medidas emergenciais foram sugeridas para amenizar os problemas mais urgentes. Por sugestão do prefeito Sérgio Moraes, Santa Cruz e Sinimbu devem realizar um mutirão conjunto de cascalhamento das estradas e, em seguida, avançar em soluções para melhorar o abastecimento de água e o acesso a serviços básicos, como saúde, educação e patrulha agrícola.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.