Santa Cruz do Sul

Prefeitura afirma ao MP que irá reconsiderar retirada das tipuanas tombadas

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul afirmou ao Ministério Público nesta sexta-feira, 28, que irá reconsiderar a retirada das quatro tipuanas tombadas no trecho da Rua Marechal Floriano em obras. Ela atendeu à solicitação do promotor Érico Barin que, por despacho, pediu que o município repensasse a supressão dos exemplares, situados próximos à esquina com a 28 de Setembro.

Além disso, representantes da gestão municipal irão se reunir com Barin na próxima sexta-feira, 7, na Promotoria de Justiça de Santa Cruz. Também estão presentes técnicos e profissionais do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e os três especialistas ouvidos pela Gazeta do Sul na reportagem especial “É possível salvar e proteger as tipuanas?”: o engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, o engenheiro agrônomo Clóvis Berger e o professor de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Jorge Farias.

Em novo despacho, publicado na sexta-feira, o promotor Érico Barin afirmou que “é louvável a decisão adotada neste momento pelo prefeito Sérgio Moraes, evitando a necessidade do – sempre desgastante – deslocamento do debate técnico (que deverá permear a definição tanto da situação das tipuanas daquele trecho quanto da plena segurança à população) ao Judiciário”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Número de pessoas com Ensino Superior em Santa Cruz do Sul supera a média nacional

Segundo ele, Moraes demonstra ainda que todos os interesses do Ministério Público de todos a respeito do tema – em especial, de preservar um patrimônio público “imensurável”, como é o Túnel Verde, e de prevenir riscos e danos aos cidadãos, a propriedades privadas e ao comércio local – são legítimos.

“A pretensão do Ministério Público, em suma, é de propiciar ao gestor o mais amplo quadro de dados e informações técnicas, para que possa adotar a melhor decisão administrativa e, se possível, atender a todos os interesses envolvidos, sem nenhum prejuízo ao patrimônio público”, destacou Barin.

Publicidade

Destacar

“A pretensão do Ministério Público, em suma, é de propiciar ao gestor o mais amplo quadro de dados e informações técnicas, para que possa adotar a melhor decisão administrativa e, se possível, atender a todos os interesses envolvidos, sem nenhum prejuízo ao patrimônio público”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.