Santa Cruz do Sul

Prefeitura agrega 15 veículos para transporte escolar em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul entregou na manhã dessa sexta-feira, 13, 15 novos veículos para a Secretaria Municipal de Educação. A ampliação da frota ocorre às vésperas do início do ano letivo e busca dar suporte tanto ao transporte escolar quanto às demandas administrativas, pedagógicas e de infraestrutura da rede.

Do total entregue, oito são destinados ao transporte escolar, incluindo cinco vans e três micro-ônibus. Os demais veículos irão atender setores de apoio, como supervisão pedagógica, equipes multiprofissionais, manutenção e transporte de alimentação escolar.

LEIA TAMBÉM: Programa Municipal de Transporte Escolar em Santa Cruz define regras e critérios; confira

Publicidade

Com a incorporação dos novos, o município passa a contar com 30 veículos no transporte escolar. De acordo com a secretária de Educação, Jane Wunder Sabin, o investimento total foi de R$ 4,7 milhões, provenientes de recursos vinculados à manutenção da educação básica. “É recurso vinculado, não é dos recursos livres do Município”, explicou Jane.

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes, afirmou que o trabalho de melhoria da frota de veículos da Secretaria de Educação foi realizado durante todo o ano de 2025. “Nós precisávamos melhorar a frota, que estava muito antiga. Com isso, vamos atender locais como o Loteamento Mãe de Deus e a Várzea, que já é uma reivindicação”, salientou. Ele garantiu ainda que o transporte vai ser melhorado gradualmente e que a Prefeitura está avançando para atender melhor na educação e em outros setores.

Apesar da entrega oficial, os novos veículos escolares não vão entrar imediatamente em operação. Segundo a secretária, é necessário concluir a contratação dos seguros obrigatórios.

Publicidade

Ampliação e modernização da frota era aspecto considerado urgente nessa área | Foto: Jaime Fredrich

LEIA TAMBÉM: Especial Volta às Aulas: rumo ao aprendizado

Para a zona rural, não havia licitação há dez anos

A entrega ocorre após um período considerado desafiador pela gestão. “Há dez anos que não se licitava o transporte escolar para a zona rural”, frisou Jane. Ela destacou que muita coisa nos processos de licitação mudou e isso tudo requer estudo e mais aprofundamento. Até então, a secretaria operava com 22 veículos, sem margem para manutenção preventiva. “No ano passado a gente trabalhou, sempre brinco assim, abaixo do mau tempo”, disse.

O coordenador do Departamento de Transportes, Tiago da Costa Sippel, também afirmou que a ampliação da frota era urgente. “No ano passado foi bastante crítico, com aumento de demanda em razão de licitações que deram desertas, e a gente teve que operar no limite da nossa frota. Isso realmente comprometeu muito o trabalho.”

Publicidade

Além da zona rural, onde cerca de 1.700 alunos são transportados, a secretaria iniciou a implementação gradativa do transporte escolar urbano. “A implementação do programa é gradativa e tem diferentes critérios, mas não quer dizer que a partir de hoje todos os alunos da rede municipal tenham transporte”, explicou Jane.

LEIA TAMBÉM: Lançado o Pacto pela Alfabetização, que visa melhorar o ensino em Santa Cruz

A secretária destacou ainda que, nos casos em que não houver vaga em escolas a menos de 2 quilômetros da residência do estudante, a Prefeitura vai conceder o transporte para que ele não fique sem atendimento. Neste momento, no perímetro urbano, passam a ser contempladas a área de Navegantes, no Bairro Várzea, e o Loteamento Mãe de Deus. “Essas crianças vão passar a ser transportadas neste ano”, confirmou.

Publicidade

A escolha das regiões considera critérios de segurança. “O problema do Mãe de Deus é o asfalto. Nem tanto pela distância”, explicou a secretária. Já o Navegantes enfrenta condição de área alagadiça. “Em alguns momentos, aquela região tem esse comprometimento de transporte.”

As famílias interessadas no transporte devem procurar a escola em que o estudante está matriculado e formalizar o pedido. “A solicitação pode ser feita a qualquer momento do ano, não há prazo”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite estará em Santa Cruz para volta às aulas na Escola José Mânica

Publicidade

Foi criado novo departamento, com estrutura ampliada

A ampliação da frota acompanha a reestruturação interna da Prefeitura. O antigo setor de transportes foi transformado em departamento. “Quando a gente diz departamento, ele tem mais braços de apoio”, explicou Jane. “O atual coordenador antes era a pessoa responsável pelo setor, gerenciava o administrativo e também a frota, sozinho. Hoje, ele tem apoio de mais dois colegas.”

O coordenador do Departamento de Transportes, Tiago da Costa Sippel, ressalta que, a longo prazo, a área pretende regulamentar processos para facilitar o acesso ao transporte escolar para a população. “Não é bom que uma só pessoa possa decidir, tem que estar na lei”, defende.

E explica que a intenção, agora, é transformar o transporte escolar para estudantes que residem a pelo menos 2 quilômetros da escola em uma obrigação legal. A ideia é que a autorização para o transporte não mais dependa da decisão de apenas um gestor, mas sim de uma lei que garanta o direito, independentemente de quem esteja na gestão.

LEIA TAMBÉM: Sesc abre primeira turma de Ensino Médio em Santa Cruz

Além do transporte escolar, os novos veículos vão atender equipes pedagógicas, orientadores que prestam serviço psicológico nas escolas, assistentes sociais, setor de infraestrutura escolar, além de transporte de alimentação com furgão regulamentado. “A gente tem em torno de 11 mil estudantes em 47 unidades escolares. Então, a gente precisa estar presente. Quando digo estar presente, é estar ao lado deles, lá na ponta”, afirmou a secretária.

Motorista da Prefeitura há 28 anos, Décio Waclawovski acompanhou a entrega dos novos veículos. Para ele, a renovação da frota representa segurança para servidores e estudantes. “Para nós é satisfatório, porque a gente sempre tem que ter veículo em condições. Nós temos que ter segurança”, frisou.

Sobre o trabalho com as crianças, declarou que é uma alegria. “Sempre digo para os meus superiores: eu estou no lugar certo, né? Porque eu gosto do meu trabalho, eu gosto das crianças.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.