Santa Cruz do Sul

Prefeitura de Santa Cruz apresenta projeto de Estação de Apoio ao Motoboy

O Salão Nobre do Palacinho de Santa Cruz do Sul recebeu no fim da tarde dessa segunda-feira, 19, profissionais que atuam como motoboys para o anúncio de uma nova iniciativa no município. O prefeito em exercício, Alex Knak, lançou o projeto de criação da Estação de Apoio ao Motoboy, com o objetivo de oferecer espaços seguros e confortáveis para alimentação, hidratação e descanso da categoria nos intervalos da jornada de trabalho. O ato teve a participação de quase 30 motoboys.

À frente do Poder Executivo durante o período de férias do prefeito Sérgio Moraes, Alex Knak explicou que a estrutura da estação será em modelo contêiner, com banheiro e ar-condicionado. Durante a reunião, ele apresentou imagens ilustrativas que mostram como deverá ser o espaço interna e externamente.

LEIA TAMBÉM: Começa a negociação dos preços para a safra de tabaco 2025/2026

Publicidade

A proposta inicial é instalar o primeiro ponto como projeto-piloto na área central da cidade, onde há maior circulação de motoboys. A construção dessa primeira estação está em fase de elaboração do projeto técnico e deverá ser licitada em breve pela Prefeitura.

Ao contextualizar a iniciativa, Knak destacou a importância dos motoboys para a dinâmica urbana e econômica do município. Ressaltou que são profissionais que passam longos períodos nas ruas, muitas vezes expostos às condições climáticas adversas, ao trânsito intenso e à falta de pontos adequados para descanso e apoio básico.

Para ele, a implantação das estações surge como uma solução prática, sustentável e de rápida implementação, que contribui para o bem-estar, a saúde e a segurança da categoria. Além disso, reforça o compromisso do poder público com a valorização do trabalho e a humanização dos espaços urbanos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Anvisa manda recolher decoração de alimentos com plástico e glitter

Também participaram do ato o deputado federal Marcelo Moraes e os secretários municipais Reginaldo Martins Brito de Campos (Segurança e Trânsito), Vanir Ramos de Azevedo (Planejamento e Mobilidade Urbana), Matheus Ferreira (Administração e Gestão) e Jaqueline Marques de Souza (Turismo).

Segurança no trânsito

Alex Knak aproveitou para fazer um apelo à segurança no trânsito, relacionando o cuidado com a vida à valorização da profissão. “Mas essa valorização vem junto com um pedido importante. Nós queremos um trânsito mais seguro”, disse. “Hoje, cerca de 30% das pessoas que ocupam leitos hospitalares estão lá por acidentes de trânsito, e muitos deles envolvem motos. Isso nos preocupa, principalmente porque vocês estão diariamente nas ruas.” Segundo Knak, a contrapartida pedida é o respeito à velocidade, às leis de trânsito e à vida. “Nosso compromisso é cuidar, proteger e criar melhores condições de trabalho, e contamos com vocês para ajudar a construir um trânsito mais humano e seguro.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sesi oferece vagas para aulas na Pré-Escola B

Os motoboys agradeceram pela iniciativa e aproveitaram o encontro para apresentar demandas relacionadas à segurança e ao fluxo do trânsito, especialmente na região central da cidade. O primeiro a falar em nome da categoria foi Cristiano Luiz Limberger. “Não temos um ponto fixo de descanso, seja no calor ou no frio. É o primeiro governo que está olhando para a nossa classe”, afirmou.

O deputado federal Marcelo Moraes destacou a importância da iniciativa e o crescimento da profissão. Ressaltou que o aumento do número de motoboys reflete mudanças no comportamento da sociedade, cada vez mais conectada aos serviços por meio do celular. Isso exige das administrações públicas a busca constante por alternativas que contribuam para melhores condições de trabalho. Segundo Marcelo, o diálogo deve continuar para avançar em outras pautas de interesse da categoria, na construção de soluções conjuntas.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.