Santa Cruz do Sul

Prefeitura avalia rescindir contrato com concessionária do Parque da Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Procuradoria-Geral do Município, publicou na manhã desta quinta-feira, 17, uma notificação à empresa responsável pela concessão do Parque da Cruz, um dos principais pontos turísticos do município. Desde fevereiro de 2024, o local está sob a administração da empresária Kátia Hermes, do Grupo Kátia Hermes Eventos & Serviços.

O texto também cita a possibilidade de rescisão do contrato, o que significaria a desapropriação imediata do imóvel. Ainda poderá ser aplicada multa, referente a 50% do valor mensal da concessão, por descumprimento de cláusulas contratuais. Também está previsto que a empresa pague uma dívida de R$ 76.552,66, referente ao valor da concessão de uso mensal. Ao todo, a penalidade pode chegar a R$ 79.264,31.

LEIA MAIS: Prefeitura notifica administradora do Parque da Cruz e avalia medidas

Publicidade

Agora, a Prefeitura aguarda a manifestação do Grupo Kátia Hermes. O poder público municipal, por meio da Secretaria de Turismo, já tinha notificado a empresa concessionária em duas ocasiões, ao tomar conhecimento da situação do local e considerando que não haviam sido cumpridas obrigações contratuais.

Saiba mais

No último sábado, 12, a Gazeta do Sul divulgou uma reportagem especial abordando o estado de abandono em que se encontra o Parque da Cruz. A equipe apontou falta de manutenção nas áreas verdes e estruturas do ponto turístico. A situação causou descontentamento a moradores do Bairro Monte Verde, onde o local está situado, visitantes e realizadores de eventos. A reportagem tentou contato com Kátia Hermes, mas disse que não seria possível atender devido ao volume de compromissos relacionados à agenda.

LEIA MAIS: Parque da Cruz sofre com abandono após promessas não cumpridas; veja situação atual

Publicidade

Após o contato da Gazeta e a visita da coordenação da Caminhada da Paixão de Cristo, ao longo da última semana, a concessionária havia dado início a roçadas na parte alta do Parque da Cruz, na quarta-feira, 9. No perfil do empreendimento no Instagram, a empresária também anunciava novidades, como a abertura de um gastropub no local.

Termos do contrato

Confira alguns tópicos do documento assinado pela Prefeitura de Santa Cruz e pelo grupo Kátia Hermes, no fim de fevereiro de 2024.

  • A Concessionária será responsável pela sua manutenção, limpeza e conservação, incluindo cortes de grama, podas de árvores e roçadas de vegetação. Quando necessário, benfeitorias deverão ser realizadas como: pintura do prédio principal, da Cruz, da guarita, dos banheiros externos, portões, meio-fio.
  • Arcar com todas as despesas relativas ao uso, reformas, modernização, administração, manutenção e conservação do Complexo do Parque da Santa Cruz, incluindo os gastos com o funcionamento e gerenciamento do prédio principal e exploração do complexo turístico/cultural como: eventos gastronômicos, culturais, turísticos, artísticos, sociais, religiosos e de entretenimento.
  • Deverá manter todo o complexo do Parque da Santa Cruz, inclusive as edificações, objeto do Edital, em perfeitas condições de higiene e limpeza, zelando para que o local de frequência do público mantenha caráter familiar, sob pena de autuação.
  • A Concessionária deverá zelar pelo espaço verde, conservando-o e mantendo-o em condições, sem agredir o seu estado natural e obedecendo às normas estabelecidas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.