Santa Cruz do Sul

Prevenção à violência é destaque na 41ª Semana do Ministério Público em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul sedia 41ª Semana do Ministério Público, tradicional evento realizado desde 1984 em parceria com o curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Até esta quinta-feira, 28, a comunidade acadêmica acompanhará, no anfiteatro do Bloco 18 da Unisc, a abordagem de temas que envolvem a atuação da instituição.

A abertura ocorreu na noite dessa terça-feira, 26, apresentando uma iniciativa inovadora organizada pelo Núcleo de Prevenção à Violência Extrema do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Trata-se do Projeto Sinais, voltado à prevenção de todos os tipos de violência, sobretudo a extrema, acometida por crianças, adolescentes e jovens.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul figura entre as cinco cidades mais competitivas do Estado

Publicidade

Os trabalhos têm como foco orientar famílias e comunidade escolar, além de capacitar representantes de órgãos públicos, incluindo o Conselho Tutelar, profissionais da saúde, assistência social e da segurança pública. Com isso, eles tornam-se peça fundamental no reconhecimento de sinais apresentados por jovens que podem se envolver em situações agressivas.

A iniciativa foi apresentada pelo coordenador do núcleo, o procurador de Justiça Fábio Costa Pereira. Segundo ele, o projeto iniciou-se a partir da necessidade de prevenção por meio da capacitação de pessoas com proximidade junto a crianças e adolescentes. “Percebemos que a melhor forma de prevenir no mundo digital é fazer aquilo que os humanos sempre fizeram de melhor na sua história: humanos cuidando de humanos”, afirmou.

Importância

Pereira destacou que a violência extrema não se limita à situações como ataques a escolas, por exemplo. “Nós vamos ter muita violência entre grupos sociais que eles criam na internet. Há muitos casos de automutilação, instigação ao suicídio, enaltecimento aos distúrbios alimentares, sextortion [crime de extorsão com conteúdo íntimo da vítima] e pedofilia”, frisou.

Publicidade

Fábio Pereira fez alerta para as famílias | Foto: Rodrigo Assmann

Na avaliação do procurador, quanto mais precoce a intervenção, melhor. “Para reencontrar a personalidade perdida, aquele que ele era quando começa a sua peregrinação, é muito difícil. Por isso, quanto mais cedo se atuar, melhor os resultados.”

LEIA TAMBÉM: Cinemas de Santa Cruz vão exibir filmes com ingresso a R$ 10,00; veja quando

O responsável pelo núcleo ressaltou que os pais precisam ter controle sobre seus filhos no mundo digital, saber com quem estão se conectando na internet, além dos sites que estão frequentando e o que procuram. Além da limitação do tempo no mundo digital.

Publicidade

“Radicalmente falando, até os 12 anos de idade, todas as telas reunidas, 30 minutos por dia. Depois, até aos 16, no máximo uma hora. Dá trabalho? Dá trabalho. Mas é a realidade. Então, as famílias devem estabelecer regras.”

Para saber

A programação da 41a Semana do Ministério Público segue até amanhã no anfiteatro do Bloco 18, no curso de Direito da Unisc. Hoje, às 19 horas, a promotora de Justiça Cristina Schmitt Rosa apresenta o painel Um olhar sobre as vítimas de crime no Sistema de Justiça Brasileiro. E amanhã, no mesmo horário, a promotora Andrea Almeida Barros vai falar sobre O Ministério Público como protagonista na defesa do direito humano ao meio ambiente das futuras gerações.

LEIA TAMBÉM: Decisão mantém classificação do tabaco nas propriedades para a próxima safra; entenda

Publicidade

O coordenador do curso de Direito da Unisc, Cássio Alberto Arend, afirma que os temas demonstram uma atuação mais moderna e contundente do Ministério Público. “Estamos acostumados com o Ministério Público na atuação judicial, nos processos criminais ou como o acusador criminal. Mas é muito mais do que isso. Esses temas mostram para os nossos alunos uma outra face, no sentido da prevenção de conflitos.” 

O reitor da Unisc, Rafael Henn, reiterou que a Semana do Ministério Público é muito importante na formação dos futuros profissionais, devido ao contato direto com representantes da instituição. “É uma oportunidade para os alunos um evento consolidado, que ocorre há 41 anos, iniciado aqui, no qual os profissionais estão aqui para dialogar com a academia e a sociedade.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.