Foto: Pixabay
Com o ar seco e o tempo aberto, as próximas noites serão mais frias, conforme previsão da MetSul Meteorologia. Mínimas ao redor ou abaixo de 10 graus vão predominar na maioria dos municípios gaúchos desta terça-feira, 9, até sábado, 13. As tardes, por sua vez, tendem a ser agradáveis, com máximas em torno ou pouco acima de 20 graus.
A previsão da MetSul indica que as temperaturas mínimas mais baixas ocorrerão entre quarta-feira – quando os termômetros devem oscilar entre 11 e 21 graus – e sábado. Nos demais dias, as mínimas caem um pouco, para 10 graus. O domingo do Dia das Mães promete tempo ensolarado e máxima agradável, na faixa dos 22 graus.
LEIA MAIS: Chuva continua? Veja a previsão do tempo para a semana em Santa Cruz
Publicidade
Os meteorologistas antecipam a ocorrência de geada nesta semana, em especial em baixadas de localidades de maior altitude da Metade Norte gaúcha, como na área de Soledade, na Serra e nos Aparados, assim como de forma isolada no Sul gaúcho, especialmente na fronteira com o Uruguai e Serra do Sudeste.
Os primeiros nove dias de maio foram de muita instabilidade em Santa Cruz do Sul. Nesse período, a chuva acumulada no Centro atingiu 187 milímetros. O montante é muito superior aos 122 milímetros de média histórica para maio. Os dados são da estação da Gazeta Grupo de Comunicações.
O volume também é o maior para um mês desde julho do ano passado, quando houve o registro de 206 milímetros. A instabilidade em maio marca a interrupção de oito meses com chuva abaixo da média no município. A precipitação acumulada na última semana foi a mais intensa desde a última semana de janeiro de 2021. Naquela oportunidade, uma enxurrada causou diversos prejuízos, principalmente na zona urbana de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS: Acumulado de chuva já é o maior desde janeiro de 2021
A expectativa a partir de agora é que a chuva se torne mais frequente, dando fim ao longo período de estiagem que começou em setembro do ano passado. A tendência é de que maio ainda registre mais precipitações nos próximos 22 dias, o que deve aumentar o volume de chuva no mês. No entanto, os prognósticos de hoje apontam para uma sequência de pelo menos dez dias com tempo seco no Vale do Rio Pardo.
A MetSul Meteorologia informou que todas as regiões do Estado registraram acumulados acima de 100 milímetros nos primeiros dias de maio. Nos próximos meses, com a atuação desta vez do El Niño clássico, com o aquecimento das águas irradiado pela faixa equatorial do Pacífico, frequentes eventos extremos de chuva como deste começo de maio devem ser esperados no Sul do Brasil. Conforme a MetSul, o potencial desses episódios de chuva excessiva será ainda maior se confirmado um evento de Super El Niño, como sugerem vários modelos de clima.
Publicidade
This website uses cookies.